CHOCANTE

Substância fatal, pelo de rato e +: A proibição da Anvisa contra 3 marcas populares de molho, sal e tempero

13/06/2024 às 20h58

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Anvisa, marca de molho, tempero e sal (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Motivo chocante foi determinante para 3 marcas populares terem sido barradas

A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) barrou 3 marcas populares de molho, sal e tempero por motivos chocantes, como pelo de rato e até substância fatal.

Em 2017, janeiro e fevereiro de 2024, 03 marcas populares infringiram as regras sanitárias e por isso foram barradas pela Anvisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SAIBA MAIS! Bactéria mortal: A proibição da Anvisa contra 3 marcas populares de carne, salsicha e frango de mercados

Molho, sal e tempero são produtos indispensáveis no lares brasileiros por darem aquele toque especial nas refeições.

Continua após o Veja Também

Veja também

Ocorre que a primeira marca que teve a proibição decretada pela Anvisa, apesar de ter ocorrido em 2017, o caso ainda causa repercussão por ser de uma marca bastante popular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A marca de extrato de tomate Elefante, fabricada pela Cargill Agrícola foi barrada pela Vigilância Sanitária em agosto de 2017 de acordo com informações do portal G1.

A marca de extrato de tomate Elefante, fabricada pela Cargill Agrícola foi barrada depois de um laudo identificar pelo de roedor (pelos de ratos) acima do limite máximo de tolerância da legislação vigente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A identificação do pelo de roedor nos extratos de tomate e no molho de tomate foi feita pela Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

Tomate elefante há tempos produzido pela Cica (Reprodução - Internet)
Tomate Elefante (Foto: Reprodução / Canva)

O QUE DIZ A EMPRESA?

Vale destacar que atualmente a legislação brasileira tolera a presença não só de pelo de ratos, mas também de pedaços de moscas, baratas, aranhas, formigas, areia, pelo humano, teias e até excrementos animais em produtos, desde que estejam dentro do limite estabelecido por lei.

Com isso, quem determina este limite é o RDC-14, um conjunto de leis criado em 2014 que determina quanta “sujeira” é aceita num alimento sem que isso cause problemas de saúde para o consumidor.

Vale pontuar que o lote 032502, com prazo de validade de 18 de agosto de 2017, foi barrado dos mercados, atendendo ao pedido do órgão fiscalizador e a marca Elefante segue comercializando os seus produtos normalmente.

Sinônimo de qualidade e rendimento, o extrato de tomate Elefante está presente na vida das consumidoras há vários anos.

Conforme a empresa destaca em seu site oficial, os seus produtos são feitos apenas com tomates selecionados, sal e açúcar e não tem contém conservantes. Sendo assim, a marca é encontrada facilmente nos supermercados.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

A marca Elefante, de molho de tomate, tem um de seus lotes proibidos de vendas em 2016 (Reprodução: Internet)
A marca Elefante, de molho de tomate, teve um de seus lotes proibidos (Foto: Reprodução / Canva)

QUAL MARCA DE SAL FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

Através da Resolução-RE Nº 178, de 16 de janeiro de 2024, o órgão proibiu a distribuição, comercialização, fabricação e uso do lote nº 845.10 do produto Sal Rosa do Himalaia marca Naturalife Kodilar, da empresa M W A Comércio de Produtos Alimentícios LTDA.

A marca obteve um resultado insatisfatório para o teor de iodo, conforme Laudo de Análise Fiscal Definitivo, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

A presença de iodo é de extrema importância para a saúde da população. Segundo o site do Ministério da Saúde, quando existe deficiência de iodo, ocorre um aumento da tireoide, formando um bócio, na tentativa de captar uma quantidade maior de iodo para a produção de hormônios tireoidianos.

Por se tratar de um caso isolado, a empresa segue comercializando os seus produtos após o recolhimento dos lotes que não estavam enquadrados nas normas sanitárias.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Sal Rosa do Himalaia foi barrado pela ANVISA – Foto: Reprodução/Internet
Sal Rosa do Himalaia foi barrado pela Anvisa (Foto: Reprodução / Canva)

QUAL MARCA DE TEMPERO FOI BARRADA PELA ANVISA?

Trata-se de uma das marcas de temperos mais usadas do país, a Pimenta-do-reino. Ela foi proibida pela Anvisa e teve que ser retirada dos mercados.

O órgão informou a publicação da Resolução-RE sob Nº504, de 07 de fevereiro de 2024, a qual suspende a comercialização, distribuição, propaganda e uso, e determinou o recolhimento do lote nº 0892308 do produto Pimenta-do-reino preta moída pura marca , da empresa Junco Industria e Comércio LTDA.

“A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório nos ensaios de Pesquisa de Salmonella spp. e Contagem de Escherichia coli, conforme Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 2140.1P.0/2023, emitido por Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias)”, destacou a Anvisa em seu site oficial do portal Gov.

Pimenta-do-reino preta moída pura marca Fã, da empresa Junco Industria (Foto: Divulgação / Google Shopping)
Pimenta-do-reino preta moída pura marca Fã, da empresa Junco Industria (Foto: Reprodução / Google Shopping)

BACTÉRIA FATAL?

A Salmonella é uma bactéria que provoca intoxicação alimentar e em casos raros, pode causar graves infecções e até mesmo a morte.

Ela é encontrada normalmente em animais como ratos, galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos.

Dessa forma, qualquer alimento que venha desses animais ou que tenha entrado em contato com suas fezes podem ser consideradas vias de transmissão da Salmonella.

Os sintomas são semelhantes a outros problemas gastrointestinais, como diarreia, vômitos, febre, cansaço, dor abdominal, perda de apetite.

A proibição foi apenas no lote citado acima, onde atualmente a Pimenta-do-reino preta moída pura marca , da empresa Junco Industria e Comércio Ltda, segue sendo comercializada normalmente.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?

No dia 26 de janeiro de 1999, graças a Lei nº 9.782, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi fundada.

De acordo com o site oficial do Governo Federal, a Anvisa é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional através das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

Anvisa fiscaliza todos os produtos que chegam no Brasil (Reprodução: Internet)
Anvisa fiscaliza todos os produtos que chegam no Brasil (Foto: Reprodução / Gov)

🚨 Globo desesperada com farsa de Davi + Ator de Pantanal morre + SBT confirma GERAL no canal    

Anvisa
Anvisa molho
Anvisa proibição
Anvisa Sal
Anvisa Tempero
Diego Laureano

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.