ALERTA!

Infecção nos olhos e na pele: ANVISA confirma terror com leite e amendoim e PROIBE marca popular dos mercados

19/06/2024 às 18h00

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
ANVISA - Leite e amendoim (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Leite a amendoim são produtos bastante consumidos pelo brasileiros, por esse motivo, a proibição da Anvisa sobre uma marca, pegou todos de surpresa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) emitiu um alerta grave à população, ao confirmar casos de infecções nos olhos e na pele associados ao consumo de leite e amendoim de uma marca amplamente vendida nos supermercados brasileiros.

Diante da gravidade da situação, a ANVISA tomou a medida extrema de proibir a comercialização dos produtos, deixando consumidores e comerciantes em estado de alerta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa proíbe produto popular - (Foto: Reprodução / Internet)
Anvisa proíbe produto popular – (Foto: Reprodução / Internet)

No dia 16 de abril, uma resolução ficou disponível no site da Anvisa que pegou todos de surpresa. Os detalhes deixaram muitos consumidores de leite e amendoim preocupados.

Acontece que a empresa ROBERTET DO BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO LTDA, comunicou a Anvisa o recolhimento voluntário de vários de seus produtos.

Continua após o Veja Também

Veja também

A Empresa é responsável por criar aromatizantes para outros produtos. Dentre a enorme lista, estão o LEITE AROMA IN 11091 (000477056 e 000477121), LEITE ARTIFICIAL (000477382) e AMENDOIM AROMA IN (000477058, 000477083 e 000477067 ).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Amendoim (Foto: Reprodução/Internet)
Amendoim (Foto: Reprodução/Internet)

Segundo dados no site da Anvisa, o recolhimento se deu devido a presença de propilenoglicol de uso industrial nos lotes dos aromatizantes listados.

Perigos do uso de propilenoglicol

propilenoglicol (PG) é um líquido incolor, insípido e inodoro, com baixa toxicidade, utilizado em diversas áreas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Multichemie, em geral, o propilenoglicol é considerado seguro para a maioria das pessoas. No entanto, quando a quantidade mínima é extrapolada, pode apresentar efeitos colaterais, como:

  • Irritação da pele, olhos e mucosas: especialmente quando usado em altas concentrações.
  • Dor de cabeça, náusea, vômito e diarreia: em casos raros, especialmente quando ingerido em grandes quantidades.
  • Reações alérgicas: em pessoas sensíveis ao propilenoglicol.
Anvisa fiscaliza todos os produtos (Reprodução: Anvisa/Divulgação)
Anvisa fiscaliza todos os produtos (Reprodução: Anvisa/Divulgação)

Lembrando que foi própria empresa que comunicou a Anvisa sobre o recolhimento dos produtos.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Para denunciar à ANVISA, acesse o portal da agência e clique na seção “Fale Conosco” ou “Ouvidoria”. Preencha o formulário de denúncia online com detalhes do ocorrido. Alternativamente, ligue para o número 0800-642-9782 para registrar a queixa.

🚨 Xuxa expõe podre do marido de Sasha + Graciele Lacerda recebe at4ques após gravidez + Faro é DETONADO    

amendoim
Anvisa
Anvisa amendoim
Anvisa leite
aroma
Propilenoglicol
Wellington Silva

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.