Chocante!

Rins parando e terror com chocolate: A proibição da ANVISA contra marca alimentícia desmascarada na Record

24/06/2024 às 13h20

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
ANVISA crava proibição e marca é desmascarada na Record (Reprodução/Montagem/Canva)

ANVISA publica proibição urgente de substância tóxica em marca muito famosa

Marca alimentícia muito famosa e popular entre os consumidores é alvo de proibição urgente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, após fiscais detectarem substância nociva a saúde.

Portanto, de acordo com o Jornal da Record, a empresa Tecno Clean, fornecedora da marca Bassar, foi proibida de distribuir dois lotes de petiscos para cães que constavam a substância de etilenoglicol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A Anvisa determinou a proibição do uso em alimentos da substância que pode ter causado a intoxicação e morte de dezenas de cães em vários estados”, informou o telejornal em setembro de 2022.

Desse modo, os lotes foram analisados e detectados com a substância extremamente tóxica, quando ingerida. O etilenoglicol é um solvente orgânico altamente tóxico que causa insuficiência renal e hepática, podendo levar à morte.

Continua após o Veja Também

Veja também

Vale ressaltar que o alerta também vale para todas as empresas envolvidas na cadeia produtiva de alimentos para consumo humano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo informações do portal G1, os lotes contaminados vendidos pela Tecno Clean são: AD5035C22 e AD4055C21.

As demais empresas que usam o propilenoglicol, mas não têm relação direta com os lotes contaminados, devem revisar e manter atualizados os procedimentos internos de seleção e qualificação de fornecedores e recebimento de matérias-primas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, é necessário ter um alerta com produtos como coberturas e xaropes para produtos de panificação e biscoitos e para chocolates e similares e para banhos de confeitaria.

Contudo, na época a marca Bassar se pronunciou e afirmou que comprou a substância da Tecno Clean, que disse que comprou da A&D Química, que, por sua vez, também afirmou ser apenas revendedora.

Segundo a A&D, os produtos de seu portfólio, incluindo o propilenoglicol, não possuem destinação alimentícia e são destinados exclusivamente à fabricação de itens para higiene e limpeza.

Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?

Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.

Produtos da marca Bassar (Reprodução/Gazeta do Povo)
Produtos da marca Bassar (Reprodução/Gazeta do Povo)
Anvisa interdita 2 empresas alimentícias de SP (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
Fiscais da Agência de Vigilância Sanitária (Imagem Reprodução Internet)
Fiscais da Agência de Vigilância Sanitária (Imagem Reprodução Internet)

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

Anvisa
Destaque
Jornal da Record
Marca alimentícia
proibição
Luiza Lefundes

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.