Atenção

Risco fatal: A Anvisa decretou a retirada de 2 queijos populares dos mercados às pressas com 3 alertas graves

04/04/2024 às 12h04

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
A proibição da ANVISA contra marca de queijo - Fotos Canva Internet

Anvisa crava retirada de 2 queijos populares e emite 3 alertas

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decretou a retirada de 2 queijos muito populares das prateleiras dos mercados às pressas por risco fatal e emitiu 3 alertas graves aos consumidores.

Portanto, de acordo com o que foi publicado no portal oficial da vigilância sanitária de Santa Catarina, o órgão informou a proibição de comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de queijos da marca Kanastra Real.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os queijos retirados em questão, é o coalho desidratado e o queijo provolone desidratado, fabricados por uma empresa ainda desconhecida e não informada pela nota da Anvisa.

A medida foi motivada considerando a interdição cautelar dos produtos em questão, por não terem registro nos órgãos da agricultura competentes e também pelo fato de não veicular informação que possibilite a identificação adequada do produtor, configurando falsificação, já que os rótulos dos produtos contém informações falsas.

Continua após o Veja Também

Veja também

O número de registro ainda leva para uma outra fábrica, que não possui nenhuma ligação com a fábrica dos queijos Kanastra Real. Diante dessa situação, e seguindo a Lei Federal n°6437 de 20/08/1977, o descumprimento causa o efeito de venda, comercialização e distribuição proibida. O decreto foi dado no dia 12 de janeiro de 2023 e tanto a marca quanto a fábrica não se posicionaram até o fechamento desta nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que o queijo falsificado pode fazer muito mal à saúde e pode auxiliar no desenvolvimento de obesidade, conforme explica a nutricionista Camila Pedroza. “Esse ‘queijo fake’ é um alimento ultraprocessado. Passa por um nível de processamento tão grande que se torna um produto alimentício e não um alimento propriamente dito”.

Desse modo, é necessário sempre estar atento em relação aos ingredientes dos produtos, se os primeiros que aparecem no rótulo são os que estão sendo utilizados em maior quantidade, então um queijo verdadeiro tem em primeiro lugar na lista de ingredientes o “leite”, caso apareça outras descrições é necessário verificar com o órgão responsável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?

Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pela Anvisa, o que garante a autenticidade da informação.

Anvisa fez grave proibição contra marca de queijo (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa fez grave proibição contra marca de queijo (Foto: Reprodução/ Internet)
Nota da Anvisa (Reprodução/vigilância sanitária de Santa Catarina)
Nota da Anvisa (Reprodução/vigilância sanitária de Santa Catarina)
Anvisa determinou a proibição de marca de queijo após contaminação que afeta principalmente os idosos (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva/Freepik/Anvisa)
Anvisa proibiu marca de queijo após contaminação que afeta principalmente os idosos (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva/Freepik/Anvisa)


🚨 Nova traição do ex de Iza + Globo tira Maju do Fantástico + Datena implora para voltar para a Band   

Anvisa proibição
Luiza Lefundes

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.