CONFIRA

Substância fatal: A Anvisa decretou a proibição de 3 marcas populares de carnes e retirada de mercados

05/04/2024 às 11h03

Por: Kelly Araújo
Anvisa faz proibição contra marcas de carne (Foto: Reprodução/ Internet)

A agência decretou a proibição de marcas de carnes e cravou a retirada dos mercados

A Agênia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é um dos principais órgãos do Governo Federal, devido a sua importância na garantia do bem-estar populacional. Dessa vez, por exemplo, vamos falar da proibição da autarquia sobre 3 marcas de carnes retiradas dos mercados.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Podemos começar citando a marca Estrela Alimentos, da empresa Frigoestrela – Frigorífico Estrela D’Oeste LTDA, que teve seu produto Hambúrguer Congelado de Carne Bovina proibido pela Anvisa. O órgão determinou a proibição da distribuição, comercialização e uso, dos lotes: 12009010223, 12018060223, 12018130223, 12034060223, 12034130223, 12039130223 do produto.

A medida, que ocorreu em junho de 2023, se deu devido um comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa. Segundo o portal oficial da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, o produto possuia contaminação microbiológica nos lotes citados, fabricados nas datas de 01/02/2023, 06/02/2023 e 13/02/2023.

Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, da marca Estrela Alimentos (Foto Reprodução/ Internet/MegaG Alimentos)
Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, da marca Estrela Alimentos (Foto Reprodução/ Internet/MegaG Alimentos)

Outra marca barrada pela Anvisa foi a Cedro Alimentos, da empresa C M de Oliveira Ltda agora em fevereiro de 2024. Sendo suspensa a comercialização, distribuição e uso do lote (13012024) do produto Carne congelada de bovino sem osso.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa. Isso devido à detecção de Escherichia coli e aeróbios mesófilos acima do permitido na legislação nos produtos fabricado em 13/01/2024 com o prazo de validade: 12/01/2026.

Veja também

Vale destacar que a contaminação por Escherichia coli pode trazer riscos à saúde. A bactéria vive naturalmente no intestino e a maioria das cepas não causa doenças, só alguns sintomas passageiros. Mas existem várias cepas que podem causar cólicas, diarreia, vômitos, até mesmo insuficiência renal e morte.

Comunicado sobre lote do produto carne congelada de bovino sem osso, Credo Alimentos (Foto: Reprodução / Anvisa)
Comunicado sobre lote do produto carne congelada de bovino sem osso, Credo Alimentos (Foto: Reprodução / Anvisa)

Outra proibição da Anvisa

Por fim, falaremos sobre a proibição da Anvisa sobre a marca de carnes Best Beef da empresa Frigorifico Silva Indústria e Comércio LTDA em 2023. O órgão proibiu a distribuição, comercialização e uso, do lote/data de fabricação 06/05/2023 do produto Carne Salgada de Bovino Sem Osso, com prazo de validade 03/09/2023.

Segundo a Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário enviado pela empresa, devido à detecção de Salmonella spp. no produto do lote citado. O que pode causar risco a saúde já que pode levar a uma infecção bacteriana, a salmonelose.

Salmonella (Salmonellose) é uma bactéria que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte. Seus principais sintomas são: diarreia, vômitos, febre moderada, dor abdominal, mal-estar geral, cansaço, perda de apetite e calafrios.

Carne da marca Best Beef (Foto: Reprodução/Internet)
Carne da marca Best Beef (Foto: Reprodução/Internet)

Situação das marcas HOJE

Vale destacar que após a proibição, todos os produtos voltaram a ser vendidos normalmente, visto que apenas os lotes citados neste texto foram barrados. Dessa forma, as empresas seguem atuando normalmente no mercado, com seus produtos respeitando as normas estabelecidas pela Anvisa.

Qual o papel da Anvisa?

Segundo a legislação brasileira, a Anvisa tem o dever de regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública.

🚨 Luto! Detalhes assustadores da morte de Nahim + Davi é flagrado + Tati Machado fora da Globo? 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.