Agora

Agora

Erro grave e decreto da Anvisa em 2023: A marca de salgadinho rival da Ruffles proibida no mercados do Brasil

Anvisa - Foto: Reprodução
Anvisa - Foto: Reprodução

Rival da Ruffles foi proibido no Brasil após erro e decisão da Anvisa

A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é o órgão máximo que regulamenta a produção e comercialização de alimentos e produtos em nosso país.

O que acabou gerando um burburinho daqueles na área de alimentação foi quando a empresa criou a resolução número 1.713, DE 15 DE MAIO DE 2023, que saiu no D.O.U. no dia 16/05/2023, proibindo a comercialização, distribuição e uso, dos lotes nº 5756062 e 5756104 do produto Salgadinho de Milho com Queijo, marca Popcorners White Cheddar.

Na ocasião, a Anvisa proibiu a venda nas embalagens de 85g, lotes 5756062 e 5756104, fabricados em 11/11/2022 e com prazo de validade: 07/11/2023, da empresa Pepsico do Brasil Indústria e Comércio de Alimentos LTDA, CNPJ nº 02.957.518/0002-24.

O recolhimento dos produtos feita pela Anvisa foi devido a ausência das advertências na rotulagem, em língua portuguesa, sobre a presença de alergênicos (derivados do leite) e lactose.

Salgadinho de Milho com Queijo, marca Popcorners White Cheddar.
Salgadinho de Milho com Queijo, marca Popcorners White Cheddar – Foto: Reprodução

A PepsiCo, responsável pela distribuição do produto no Brasil, disse em nota ao Jornal O Globo que anunciou o recolhimento voluntário, pois parte do lote estava sem a etiqueta com informações nutricionais em português de advertência sobre alergênicos.

Veja também

O que pode acontecer ao comer um alimento sem rotulagem adequada?

Ao comer um alimento sem rotulagem adequada não dá para saber a forma como ele foi fabricado, acondicionado e sua validade, portanto há um alto rico de causar uma intoxicação alimentar.

Anvisa - Foto: Reprodução
Anvisa – Foto: Reprodução
Os principais sintomas de uma intoxicação são vómitos, náuseas, diarreia e dores abdominais, que podem começar e terminar em um período de incubação de duas a seis horas.
A causa bacteriana mais comum para uma intoxicação alimentar é quando o alimento encontra-se fora de sua validade e os riscos são maiores em carnes cruas de aves, no leite não pasteurizado, em carnes vermelhas e na água não tratada.

🚨 Urgente! Ana Hickmann comete 'crime', Betty Faria humilha Bolsa Família e Bocardi detona

Quem escreve

Lana Laysa

Eu sou Lana Laysa, Nutricionista por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN, servidora pública e Redatora Web. Encontrei na redação uma forma de escrever sobre o que mais amo: o mundo dos famosos e a vida das celebridades. Atualmente escrevo sobre a vida dos artistas por trás dos holofotes da fama e trago informações quentinha sobre o universo da TV brasileira. Meu e-mail é: [email protected]. Minhas redes sociais são: