PROIBIÇÃO!

“Risco e Toxidade”: Anvisa faz decreto contra 25 marcas de produto e clientes Smart Fit e outras são comunicados

10/06/2024 às 19h47

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Anvisa faz decreto contra 25 marcas de produto e clientes Smartfit e outras são comunicados - Foto: Montagem

A autarquia fez um decreto contra as 25 marcas queridinhas por clientes da Smart Fit

Indiscutivelmente, a ANVISA entra em cena como um dos principais órgãos no que se refere a qualidade final dos produtos. O órgão, vale lembrar, possui a finalidade de promover a proteção da saúde da população, pelo controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

E por falar na autarquia, ela fez um decreto contra 25 marcas de produto e clientes da Smart Fit e outras são comunicados. De acordo com um relatório da Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), foram reprovados 25 creatinas vendidas no Brasil.

Vale dizer que, a creatina se trata de um nutriente responsável pela produção de energia que serve as células musculares. A suplementação tem como finalidade ajudar a célula muscular a desempenhar, de uma melhor forma, as funções durante o treinamento. Por conta disso, o produto é muito consumido por pessoas que frequentam academias, como é o caso da Smart Fit.

Smart Fit, Bluefit
A Smart Fit está no topo da lista das maiores academias do Brasil (Foto: Divulgação/Internet)

As 25 marcas foram barradas pela ANVISA mediante a quantidade do composto presente nos produtos, dentre as 66 analisadas. Ainda de acordo com o relatório, foi detectado que os produtos não apresentavam a concentração mencionada no rótulo, segundo informações do jornal O GLOBO do último dia (23/05).

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Na mesma data, no ‘Bom Dia Goiás, da TV Anhanguera, afiliada da Globo, os apresentadores comunicaram a notícia aos telespectadores. “Foram reprovadas pela Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais. Essas marcas foram reprovadas porque não seguem às normas da ANVISA”, relataram.

Veja também

Em seguida, uma especialista deu maiores detalhes da proibição. “Riscos para a saúde e toxidade”, comunicou ela sobre caso os produtos reprovados fossem consumidos pelas pessoas.

Vale dizer que, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) preconiza que o suplemento tenha pelo menos 80% de pureza. Contudo, segundo a análise, não foram esses os resultados obtidos.

Creatina (Foto: Reprodução - Canva)
Creatina (Foto: Reprodução – Canva)

MARCAS AFETADAS

Confira a seguir a lista de produtos reprovados pela associação e fora da porcentagem de impurezas aceita pela ANVISA (abaixo, a resposta de um dos fabricantes):

  1. Natures Now Researches creatine energy now atp: 96,8%.
  2. Body Nutry suplementos: 86,7%;
  3. Nitro max creatina: 59%;
  4. R74 Pro healthy creatine – 55,7%;
  5. Body Nutry creatina – 54,5%;
  6. Healthy time creatina powder – 53%;
  7. Body action web creatine dual power – 46,2%;
  8. Pro Healthy creatine micronized – 43,3%;
  9. Absolut Nutrition creatina 100% pure – 37,1%;
  10. Muscle full creatina – 32,7%;
  11. Absolut Nutrition creatina Flavor – 32,3%;
  12. Adaptogen hd cret – 24,3%;
  13. Vitamax Nutrition creatine booster – 23,67%.
  14. Body Action creatine double force – 23%;
  15. Ftw creatina ultra – 20,17%;

Itens que apresentaram 100% de variação:

  1. Healthy labs creatina gourmet;
  2. Ravenna sports creatina micronized;
  3. Impure nutrition creatina;
  4. Nft Nutrition creatina 100% pura;
  5. Sun food creatine pure;
  6. Dymatrix nutrition creatina monohidrate;
  7. Iron tech sports nutrition creatina monohidratada;
  8. Red bolic creatine monster maca palatinose zma;
  9. Airomax creatine;
  10. Dark dragon crea delite.
Creatina (Foto: Reprodução - Canva)
25 marcas do suplemento foram reprovadas por impurezas (Foto: Reprodução – Canva)

COMUNICADO

De acordo com o jornal O GLOBO, a FTW, marca do laboratório Fitoway, relatou por meio de uma nota que solicitou reanálise da Creatina Ultra depois dos testes da Abenutri, “que culminou na devida aprovação e emissão de laudo de ensaio laboratorial correspondente em setembro de 2023”.

Por sua vez, a Absolut Nutrition reafirmou que a qualidade e a concentração de pureza da sua creatina, chegando a citar ações feitas diante a reprovação do produto no laudo citado, da ABENUTRI, em 2022.

“Além dos testes regulares realizados pela empresa é possível citar o teste laboratorial realizado por intermédio da CoopeNutri com a análise da Creatina Absolut Nutrition, tendo laudo aprovado emitido em 29 de novembro de 2023, garantindo a integridade e qualidade do produto.”, disse a Absolut Nutrition, em posicionamento ao GLOBO.

Creatinas Ftw creatina ultra e Absolut Nutrition creatina 100% pure - Foto: Montagem
Creatinas Ftw creatina ultra e Absolut Nutrition creatina 100% pure – Foto: Montagem

Vale dizer que, até o momento desta publicação, não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações das demais empresas sobre o ocorrido. Entretanto, o espaço segue aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

O que é a Anvisa fiscaliza?

Dentre as ações de fiscalização da ANVISA, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.

🚨 Didi na Globo + Ana Maria explode em indireta contra Global + Funcionária de Davi DETONA ele e irmã 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.