BOMBA

Pelo de roedor e +: Anvisa faz proibição contra marca de tempero n°1 e molho popular após descoberta

05/04/2025 às 12h15

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Anvisa - Tempero (Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa vez, o órgão federal precisou agir às pressas fazendo uma proibição urgente contra uma marca de tempero n° 1 e um molho muito popular entre as donas de casa.

Tempero

Logo de cara, começaremos falando sobre uma proibição envolvendo a pimenta-do-reino moída da marca Temperatta, produzida pela empresa SC Alimentos LTDA.

De acordo com informações do site oficial da Anvisa, a proibição da pimenta-do-reino moída da Temperatta ocorreu no lote 17ABR26, com validade até 17/04/2026.

O processo 25351.007076/2025-73 confirma que a SC Alimentos LTDA fez o recolhimento voluntário do produto. Aliás, o motivo para a decisão veio à tona.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pimentas, mulher chocada e logo da Anvisa (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)
Pimentas, mulher chocada e logo da Anvisa (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

Essa medida ocorreu após a empresa encontrar cinco fragmentos de pelos de roedor e outras matérias estranhas no produto. Isso pode trazer risco à saúde do consumidor.

Pronunciamento

Não encontramos nenhuma nota de pronunciamento da empresa. Entretanto, nosso espaço continua aberto para atualização da matéria.

Molho de pimenta

Em 17 de janeiro de 2025, a Anvisa publicou a resolução nº 243, suspendendo a comercialização, distribuição, propaganda e uso do produto Molho de Pimenta Cremoso Suave, da marca Mendes.

O lote MPS541104, fabricado pela empresa Mendes Alimentos LTDA, foi retirado após apresentar resultados insatisfatórios no ensaio de determinação de ácido sórbico.

Pimentas (Foto: Canva)
Pimentas (Foto: Canva)

Pronunciamento

Até o momento, a empresa não se manifestou oficialmente sobre a suspensão do produto. No entanto, o espaço permanece em aberto caso para atualização da matéria.

Importância das empresas

Vale lembrar que as duas empresas possuem uma grande relevância no cenário nacional e estão sempre bastante preocupadas em ofertas os melhores produtos aos consumidores. Aliás, esses casos foram apenas isolados. Mas, prontamente resolvidos.

Situação atual

As resoluções da Anvisa afetaram somente os lotes mencionados nessa matéria. Ou seja, os demais produtos das marcas continuam sendo vendidos normalmente e sem nenhum tipo de restrição.

Considerações finais

Em suma, a Anvisa fez severas proibições contra duas marcas muito famosas. A Temperatta, que retirou a pimenta-do-reino moída no lote 17ABR26, com validade até 17/04/2026, e Molho de Pimenta Cremoso Suave da marca Mendes, do lote MPS541104. As empresas voltaram a funcionar normalmente.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aliás, aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:

  • Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
  • Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
  • Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
  • Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
  • Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
  • Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
  • Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.

Confira também mais matérias sobre a Anvisa clicando aqui.

Anvisa
Anvisa molho
Anvisa Pimenta
Anvisa proibição

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.