Condicionador, sabonete e mais: Anvisa informa proibição de 3 populares em banheiros do Brasil

Anvisa recolhe condicionador, sabonete e outro produto popular que estavam em todos os banheiros do Brasil

13/10/2025 23:00

3 min

Anvisa - Condicionador, sabonete e mais (Foto: Reprodução)
Anvisa - Condicionador, sabonete e mais (Foto: Reprodução)
Continua depois da publicidade

No dia 3 de outubro de 2025, a Anvisa publicou uma resolução que determinou a proibição da fabricação, uso, propaganda, distribuição, comercialização e o recolhimento de diversos produtos da empresa BRIEFING Agência de Publicidade e Representações Ltda, sob a marca Ozonteck.

Continua depois da publicidade

Os itens afetados incluem:

  • Condicionador Kids Ozon Splash Ozonteck
  • Sabonete Líquido OX3 Ozonteck
  • Tônico Capilar Ozonizado Revita Tonic Ozonteck

A medida foi tomada após a Anvisa identificar que os produtos estavam sendo tratados como cosméticos, mas continham alegações de atividade farmacológica, o que é proibido para essa categoria.

Continua depois da publicidade
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Anvisa - Condicionador (Foto: Reprodução)

Além disso, a agência fundamentou sua decisão nos incisos I e II do art. 12 da RDC nº 907/2024, nos artigos 5º e 59 da Lei nº 6.360/1976 e no art. 67, inciso I da mesma lei.

A Anvisa esclareceu que cosméticos não podem alegar propriedades terapêuticas ou farmacológicas, pois isso configura infração sanitária. A agência reforçou que a regularização indevida de produtos com alegação de atividade farmacológica como cosmético representa risco à saúde pública.

Além disso, a Anvisa determinou a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso dos produtos afetados. Consumidores que possuam esses itens em casa devem interromper imediatamente o uso e entrar em contato com a agência para orientações.

Em resposta a uma publicação no Instagram, a Ozonteck respondeu: "Erros fazem parte do processo de crescimento. O importante é reconhecer, ter sabedoria para corrigir e fé para continuar. Seguimos com o mesmo propósito, a mesma verdade e a mesma missão de TRANSFORMAR VIDAS."

Continua depois da publicidade

O que fazer se eu comprar um produto proibido pela Anvisa?

Se você comprou um produto proibido pela Anvisa, o primeiro passo é interromper imediatamente o uso. A agência recomenda que consumidores deixem de utilizar o item e, se possível, retornem ao ponto de venda para solicitar o reembolso ou troca por outro produto de igual valor.

Leia também

Contudo, caso o estabelecimento se recuse a atender sua solicitação, é possível registrar uma reclamação junto ao Procon ou à própria Anvisa. Além disso, é importante denunciar a comercialização do produto aos órgãos competentes, como a Anvisa ou o Procon, para que medidas sejam tomadas e outros consumidores não sejam prejudicados.

Continua depois da publicidade

Porém, para registrar uma denúncia, você pode acessar o site da Anvisa ou entrar em contato com o Procon do seu estado. É recomendável fornecer informações detalhadas sobre o produto, como nome, marca, número do lote e local de compra, além de fotos do item e da embalagem, se possível.

Por fim, essas informações são essenciais para que os órgãos competentes possam investigar a situação e adotar as medidas necessárias. Porém, lembre-se de que a colaboração dos consumidores é fundamental para garantir a segurança e a saúde pública.

Continua depois da publicidade

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Continua depois da publicidade

Wellington Silva é redator com experiência em produção de conteúdo digital voltado para celebridades, reality shows e entretenimento. Atua na cobertura de famosos, televisão, música e futebol, sempre com foco em organizar informações, analisar diferentes fontes e entregar conteúdos claros e atualizados para um grande volume de leitores. Atualmente, integra o time do site TV Foco, onde também participa da distribuição estratégica das matérias em plataformas digitais. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Ciência da Computação na FIAP, Wellington combina conhecimento em tecnologia com prática em análise e organização de dados. Desenvolve habilidades em lógica de programação, Python e estruturação de informações, aplicando esse olhar analítico no tratamento de conteúdos e identificação de padrões no ambiente digital. Seu trabalho se destaca pela atenção aos detalhes, agilidade e capacidade de lidar com múltiplas demandas, sempre buscando qualidade na informação e boa experiência para o público. Contato: @ueellitu