Anvisa intensifica a fiscalização e anuncia o recolhimento de um chocolate popular que deve agitar o mercado agora em 2025
Pegando todos de surpresa, a Anvisa publicou , em 28 de outubro de 2025, a Resolução-RE 4.262, que interrompe imediatamente a comercialização, a fabricação, a propaganda, a distribuição e o uso de diversos produtos da Duas Rodas Industrial S.A..
Contudo, a decisão segue um comunicado voluntário enviado pela própria empresa, e não parte de uma sanção criminal ou multa imposta pela agência. Além disso, a origem do recolhimento é uma falha de rotulagem. Segundo a Duas Rodas, alguns sachês com 1,01 kg não traziam a advertência obrigatória sobre alergênicos.

Isso se trata de uma omissão grave. Embora os ingredientes alérgenos constem na lista, a falta da frase de alerta aumenta o risco de uma pessoa sensível consumir sem saber.
Os produtos incluídos no recolhimento são muitos, mais de 80 itens, entre recheios forneáveis, coberturas para confeitaria, chocolates ao leite, chocolate branco, meio amargo, avelã, pistache, paçoca, até caramelo sabor artificial das marcas Mix e Selecta. VEJA A LISTA COMPLETA AQUI.
A lista da Anvisa traz diversos códigos de lote, exatamente para garantir transparência.
O que vai acontecer com esses chocolates?
A resolução da Anvisa está em vigor, o que significa que os lotes afetados devem sair de circulação rapidamente. A própria Duas Rodas já orienta seus clientes: quem comprou algum dos produtos listados deve entrar em contato para fazer a devolução ou solicitar a troca, sem custo.
Leia também
Além disso, em nota, a Duas Rodas pede desculpas pelos transtornos e afirma que a segurança dos consumidores é prioridade máxima. A empresa também explica que já revisou todo o portfólio restante e afirma que os demais produtos não apresentam problemas semelhantes.
Por fim, consumidores finais, confeiteiros e indústrias que usam esses recheios devem ficar alertas. Vale checar os lotes nos recibos de compra ou entrar em contato direto com a Duas Rodas para confirmar se o produto que você tem em mãos está na lista de recolhimento.
Tópicos nesse artigo:
Autor(a):
Wellington Silva
Wellington Silva é redator com experiência em produção de conteúdo digital voltado para celebridades, reality shows e entretenimento. Atua na cobertura de famosos, televisão, música e futebol, sempre com foco em organizar informações, analisar diferentes fontes e entregar conteúdos claros e atualizados para um grande volume de leitores. Atualmente, integra o time do site TV Foco, onde também participa da distribuição estratégica das matérias em plataformas digitais. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Ciência da Computação na FIAP, Wellington combina conhecimento em tecnologia com prática em análise e organização de dados. Desenvolve habilidades em lógica de programação, Python e estruturação de informações, aplicando esse olhar analítico no tratamento de conteúdos e identificação de padrões no ambiente digital. Seu trabalho se destaca pela atenção aos detalhes, agilidade e capacidade de lidar com múltiplas demandas, sempre buscando qualidade na informação e boa experiência para o público. Contato: @ueellitu



