ALERTA!

Lixo, barata e nojeira expostas em jornal da Globo: A interdição da Anvisa contra 3 restaurantes populares em SP

28/06/2024 às 17h43

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Anvisa interdita 3 restaurantes em SP e nojeira é exposta na Globo (Foto: Reprodução/ Internet)

Anvisa crava a interdição de 3 restaurantes bastantes populares em São Paulo devido a nojeiras, lixos em meio a comida, baratas e casos são expostos em jornal da Globo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a responsável pela qualidade e segurança de diversos serviços e produtos presentes no dia a dia do brasileiro. Dessa vez, por exemplo, iremos falar sobre a interdição do órgão contra 3 restaurantes muito famosos e populares de São Paulo, devido a uma série de fatores como falta de estrutura adequado, baratas no ambiente, lixos em meio às comidas, e mais. A seguir, confira mais detalhes sobre os assunto que foram expostos por jornal da Globo.

Bom, segundo o ‘G1’, jornal digital da rede Globo, em 16 de janeiro deste ano, a Vigilância Sanitária, órgão que cumpre as regras da Anvisa, interditou um restaurante no Centro de Sorocaba–SP devido à falta de estrutura adequada para as atividades necessárias. Sendo que o negócio atuava como um comércio de antiguidades, brechó e restaurante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, os fiscais sanitários junto à prefeitura decretaram que o estabelecimento não poderia permanecer funcionando como restaurante até que tivesse feito às devidas adequações estruturais necessária. Vale dizer que, como o nome do estabelecimento não foi divulgado, dificultou a apuração do caso para saber como anda o funcionamento atualmente. No entanto, o esperado é que o local tenha se adequado as normas que vêm da Anvisa.

A Vigilância Sanitária segue as normas da Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
A Vigilância Sanitária segue as normas da Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

Outro restaurante interditado, segundo as regras sanitárias da Anvisa, foi um restaurante muito famoso no litoral de Santos, também em São Paulo. Ainda segundo o ‘G1’, o local teve sua cozinha lacrada pela Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa) após denúncias sobre o estabelecimento, isso no dia 13 de julho de 2023. Essas que acompanharam imagens onde é possível notar muita sujeira e até mesmo baratas no lugar.

Continua após o Veja Também

Veja também

Segundo a prefeitura, uma equipe da Sevisa foi até o restaurante na Avenida Conselheiro Nébias enquanto o estabelecimento estava aberto e verificou diversas irregularidades na cozinha, como falta de higiene, falta de identificação de alimentos, necessidade de reparos na rede elétrica, entre outros problemas. Em imagens é possível observar paredes e equipamentos completamente sujos, alimentos expostos e insetos pelas paredes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Equipamentos e paredes com sujeira de óleo e insetos em restaurante de Santos (SP) (Foto: Reprodução/Vivendo na Baixada)
Equipamentos e paredes com sujeira de óleo e insetos em restaurante de Santos (SP) (Foto: Reprodução/Vivendo na Baixada)

Segundo a equipe de fiscalização, nada irregular foi constatado nas demais dependências do restaurante Boqueirão Sport Bar. Desta forma, só a cozinha foi interditada. Sendo assim, na época foi determinado que o local somente poderia ser liberado para o funcionamento após a adequação dos pontos estabelecidos pelo órgão. No entanto, segundo o ‘G1’, após procurarem o estabelecimento, não obtiveram nenhum pronunciamento sobre o ocorrido.

Alimentos expostos a sujeiras (Foto: Reprodução/Vivendo na Baixada)
Alimentos expostos a sujeiras (Foto: Reprodução/Vivendo na Baixada)

Por fim, o último estabelecimento interditado em conformidade com as regras da Anvisa, foi um restaurante e um açougue que pertencia a mesma família, em Bernardino de Campos (SP). Segundo o ‘G1’, no dia 07 de novembro de 2023, foram apreendidos cerca de meia tonelada de carnes nos locais pela Vigilância Sanitária. Os estabelecimentos ficam na Avenida Coronel Albino Alves e foram identificados após denúncias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As informações dão conta de que dois responsáveis pelos comércios foram presos em flagrante por crimes contra a ordem tributária e contra consumidor. Vale destacar que a operação envolvia a Polícia Civil, Secretária do Meio Ambiente e a própria Vigilância Sanitária. É importante destacar que mais nenhuma informação foi divulgada, nem o nome dos estabelecimentos, logo não foi possível realizar apurações sobre o caso.

Meia tonelada de carne eram armazenados de forma imprópria em comércios de Bernardino de Campos (Foto: Arquivo pessoal/ G1)
Meia tonelada de carne eram armazenados de forma imprópria em comércios de Bernardino de Campos (Foto: Arquivo pessoal/ G1)

Como fazer denúncia para a Vigilância Sanitária?

Para fazer uma denúncia à Vigilância Sanitária, você pode ligar para o número específico da sua cidade, enviar um e-mail ou acessar o site oficial do órgão de saúde municipal, ou estadual. Forneça detalhes como nome e endereço do estabelecimento, descrição do problema e, se possível, evidências como fotos. A denúncia pode ser anônima.

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

Anvisa
Jornal da Globo
Larissa Caixeta

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.