CONFIRA

Carne de cachorro e nojeira: A interdição da Anvisa contra açougue, padaria e restaurante de shopping

18/05/2024 às 9h15

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
A interdição da Anvisa contra açougue, padaria e restaurante de shopping (Foto: Reprodução/ Montagem - TV Foco)

Surpreendentemente, um açougue, uma padaria e um restaurante foram interditados devido a graves problemas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão fiscalizador responsável pela qualidade e segurança de diversos produtos e serviços no Brasil. Suas regras são quem rege a nossa legislação sanitária e todas as entidades devem seguir a risca os decretos da autarquia. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a interdição da agência contra açougue, padaria e restaurante de shopping que não seguiam suas exigências.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Vale lembrar que, as interdições contra os estabelecimentos ocorreram nos anos de 2022 e 2023. Tendo ocorrido após denúncias que levaram os órgãos de Vigilância Sanitária das cidades irem averiguar os locais. Sendo encontrado ambientes caóticos, com muitas nojeiras, além de contatações precárias de condições de higiene. Como se não desse para ficar pior, a denúncia em relação ao açougue envolvia a suspeita de estarem comercializando carne de cachorro.

No dia 19 de dezembro de 2023, segundo o portal ‘Terra’, após denúncias envolvendo atividades suspeitas de abate de cães, um açougue foi interditado pela Vigilância Sanitária, devido à constatação de precárias condições de higiene. Além disso, durante a ação, foram confiscados 49,5kg de carne, que posteriormente foram descartados.

Na ocasião, um homem de 25 anos foi preso em flagrante por supostos delitos envolvendo às relações de consumo. Vale dizer que, a ofensiva envolveu uma ação conjunta da Prefeitura Municipal, com as equipes da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Segurança em cumprimento das normas da Anvisa.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Açougue interditado (foto: Reprodução/Internet)
Açougue interditado (foto: Reprodução/Internet)

É importante mencionar que o caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

Veja também

Interdição de padaria em SP

No dia 16 de novembro de 2022, a Coordenadoria de Fiscalização de Alimentos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria de Saúde de Campinas (SP), interditou uma padaria localizada no distrito de Barão Geraldo pelo não cumprimento de requisitos na manipulação e armazenamento de alimentos.

Vale dizer que, segundo as informações disponibilizadas pelo portal ‘G1’, site de notícias da Rede Globo, o nome da padaria e o local não foram divulgados pela prefeitura. A fiscalização foi feita decorrentes de denúncias anônimas, sobre irregularidades no estabelecimento.

Conforme o divulgado pelo Devisa, foi identificado o acúmulo de objetos sem uso, resíduos de alimentos espalhados em vários locais da padaria, ambientes sujos e falta de barreiras físicas para impedir a entrada de animais como insetos, baratas e ratos.

Além disso, os fiscais informaram que foi verificada a falta de monitoramento de temperatura dos alimentos em todas as etapas, ausência de procedimento de higienização dos alimentos, produtos preparados sem identificação e sem controle da validade, dentre outras infrações.

Padaria interditada (Foto: Divulgação)
Padaria interditada (Foto: Divulgação)

Dessa forma, foi determinado, na época, que para o local voltar a reabrir, os proprietários deveriam ter que adequar a padaria a todas as normas de segurança e higiene estabelecidas pela Anvisa, e somente assim, solicitar a desinterdição do estabelecimento.

O Devisa informa que o cumprimento das boas práticas nos processos de manipulação e armazenamento de produtos é essencial para evitar doenças que podem ser transmitidas por alimentos. Assim, a responsável pelo Setor de Vigilância Sanitária de Alimentos, Maria Alice Franzini Codarin, ressalta a importância da ajuda da população para fiscalização:

“Quando observadas situações contrárias ao cumprimento das boas práticas de manipulação e armazenamento de alimentos, a denúncia pode ser registrada no sistema 156, que pode ser acessado via telefone, internet e smartphone.”

Vigilância Sanitária, em cumprimento de regras da Anvisa, interdita padaria que estava em situações precárias (Foto: Divulgação)
Vigilância Sanitária, em cumprimento de regras da Anvisa, interdita padaria que estava em situações precárias (Foto: Divulgação)

Vale dizer que, como o nome da padaria e nem o seu endereço foram divulgas, fica impossibilitado afirmar qual a sua atual situação. No entanto, como dito anteriormente, bastava o estabelecimento de adequar, que poderia solicitar a sua reabertura.

Qual restaurante de shopping foi fechado?

Em dezembro de 2023, uma unidade do restaurante Parmê na zona norte do Rio de Janeiro foi interditada por uma série de irregularidades, como manter alimentos fora da validade, acumular água suja e ter a presença de animais. As informações foram disponibilizadas pelo portal ‘UOL’.

Segundo as informações do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (Ivisa) do Rio de Janeiro, no restaurante, localizado no Norte Shopping, foram encontrados animais como ratos e baratas transitando entre os alimentos.

Além disso, a equipe de fiscalização encontrou cerca de 100 kg de alimentos impróprios para a alimentação. Havia frios, molhos diversos, e vários tipos de carnes, como bovina, linguiça e camarão, sendo mantidos fora de temperatura adequada, sem proteção e vencidos.

Anvisa interdita famoso restaurante Parmê (Foto: Vigilância Sanitária)
Anvisa interdita famoso restaurante Parmê (Foto: Vigilância Sanitária)

Os agentes encontraram ainda acúmulo de água suja, pisos sujos e equipamentos engordurados. Segundo o UOL, o gerente da unidade do Parmê foi preso em flagrante por agentes da Decon (Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor), da Polícia Civil, por crime contra as relações de consumo.

Pronunciamento

Diante da situação gravosa, o Norte Shopping informou, na época que, colaborou com a operação realizada pela Vigilância Sanitária e aguarda a adequação do restaurante para voltar a funcionar. Não encontramos nenhum pronunciamento a respeito da rede de restaurantes, mas o espaço segue em aberto.

Situação atual

De acordo com pesquisas na internet, o restaurante Parmê localizado no Norte Shopping do RJ continua aberto. Ou seja, eles já cumpriram as determinações da Anvisa e voltaram a ficar em regularidade com as normas impostas pela Vigilância Sanitária.

Parmê é um dos principais restaurantes de massas (Reprodução/Foto: Parmê/Divulgação)
Parmê é um dos principais restaurantes de massas (Reprodução/Foto: Parmê/Divulgação)

Por que o Parmê é um ótimo restaurante?

A história da Parmê iniciou em 1972, no bairro de Vila Isabel. Um lugar bem simples, com apenas 5 funcionários. No entanto, as massas e pizzas do restaurante rapidamente se tornaram um sucesso na redondeza, acrescido do bom atendimento, assim se expandindo. Vale dizer que, a empresa sempre preza pelo melhor para os seus clientes, assim, sempre se esforçando para manter a qualidade de seus produtos e atendimento.

O que a ANVISA faz?

A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços relacionados à saúde que existem no nosso dia a dia.

Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam conforme padrões de qualidade e segurança.

🚨 Luto! Bozo morre + Polícia investiga mort3 de Nahim como ass@ssin@to + Tati puxa tapete de Eliana?   

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.