100 kg de comida estragada: ANVISA lacra 5 restaurantes populares e que você ama ir

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

29/06/2024 14:03

3 min

Anvisa - Restaurante (Montagem - TV Foco)
Anvisa - Restaurante (Montagem - TV Foco)
Continua depois da publicidade

Anvisa fecha as portas de 5 grandes restaurantes por apresentarem riscos aos seus clientes

A ANVISA realizou uma operação de fiscalização que resultou no fechamento de cinco restaurantes populares e queridos pelo público, devido a graves violações sanitárias. A inspeção revelou uma alarmante infestação de baratas e a presença de 100 kg de alimentos estragados, comprometendo a segurança alimentar e a saúde dos consumidores.

Continua depois da publicidade

O rigor da ação visa garantir que estabelecimentos mantenham padrões adequados de higiene e qualidade, preservando o bem-estar da população.

Anvisa fiscaliza todos os produtos que entram no país (Reprodução: Anvisa/Divulgação)
Anvisa fiscaliza todos os produtos que entram no país (Reprodução: Anvisa/Divulgação)

Segundo o portal R7, um restaurante na Zona Norte do Rio de Janeiro foi interditado após a Vigilância Sanitária encontrar 100 kg de comida estragada no local. Além disso, a equipe de inspeção constatou precárias condições de higiene, com presença de ratos e baratas entre os alimentos.

Continua depois da publicidade

O caso aconteceu no dia 7 de dezembro de 2023 e, segundo as autoridades, os alimentos impróprios para consumo estavam armazenados de forma irregular, alguns inclusive no chão. Diversos produtos também estavam fora da validade e eram mantidos em temperaturas inadequadas.

Anvisa é responsável pela fiscalização de produtos e restaurantes (Reprodução/Foto: Adriano Machado/Reuters)
Anvisa é responsável pela fiscalização de produtos e restaurantes (Reprodução/Foto: Adriano Machado/Reuters)

Diante da situação, a gerente do restaurante foi presa em flagrante por crime contra a relação de consumo.

Continua depois da publicidade

Como não foi divulgado o nome do restaurante, se tornou impossível buscar uma nota dos responsáveis sobre o ocorrido.

Leia também

4 de uma vez só

Quatro restaurantes do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foram interditados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 9 de junho de 2023, após a constatação da presença de baratas nos estabelecimentos.

Continua depois da publicidade

Segundo o G1, a medida visa garantir a saúde dos consumidores e evitar a proliferação de doenças.

Os restaurantes interditados foram:

Continua depois da publicidade
  • Triviali
  • Spoleto
  • Premium Pub
  • Piazza Focacceria
praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Viracopos (Reprodução/Internet)
Praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Viracopos (Reprodução/Internet)

A Anvisa informou que a presença de insetos foi observada durante uma inspeção de rotina. Os restaurantes só poderão ser reabertos após comprovarem a eliminação completa das baratas e a adequação das condições sanitárias às normas da agência.

Em nota, a Aeroportos Brasil Viracopos disse que o fechamento ocorreu em uma área isolada da praça de alimentação e que sempre orienta os lojistas sobre obrigações previstas em contrato e agora se coloca à disposição para solucionar os problemas indicados.

"Vale contextualizar que o aeroporto possui hoje 171 operações comerciais, sendo 55 de alimentação. A expectativa é que as lojas cumpram as exigências do órgão e estejam aptas para reabrir na próxima semana. A concessionária informa que recebeu, no início da tarde desta sexta-feira (10/11), uma Notificação Sanitária da Anvisa para prestar esclarecimentos sobre a ocorrência dentro de cinco dias e que irá cumprir com a determinação do órgão no prazo estabelecido", diz o texto da nota.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Para fazer uma denúncia à ANVISA, acesse o site oficial da agência e utilize o sistema de Ouvidoria Geral (e-Ouv). Alternativamente, ligue para o telefone 0800 642 9782 ou envie um e-mail.

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Continua depois da publicidade

Wellington Silva é redator com experiência em produção de conteúdo digital voltado para celebridades, reality shows e entretenimento. Atua na cobertura de famosos, televisão, música e futebol, sempre com foco em organizar informações, analisar diferentes fontes e entregar conteúdos claros e atualizados para um grande volume de leitores. Atualmente, integra o time do site TV Foco, onde também participa da distribuição estratégica das matérias em plataformas digitais. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Ciência da Computação na FIAP, Wellington combina conhecimento em tecnologia com prática em análise e organização de dados. Desenvolve habilidades em lógica de programação, Python e estruturação de informações, aplicando esse olhar analítico no tratamento de conteúdos e identificação de padrões no ambiente digital. Seu trabalho se destaca pela atenção aos detalhes, agilidade e capacidade de lidar com múltiplas demandas, sempre buscando qualidade na informação e boa experiência para o público. Contato: @ueellitu