O QUE ROLOU?!

Tudo podre: Anvisa baixa ordem urgente e Vigilância Sanitária interdita atacadistas populares em SP às pressas


ANVISA e a Vigilância Sanitária interditaram atacadistas após presença de produtos em estado irregular de consumo (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/ANVISA/Canva)

ANVISA cravou decreto de proibição contra atacadistas populares da região do estado de São Paulo

A ANVISA é considerada uma das principais autarquias do país, criada pela Lei nº 9.782, do dia 26 de janeiro 1999, ela atua sob regime especial, cujo qual tem sede e foro no Distrito Federal.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Sua presença abrange todo o território nacional por meio das coordenações de:

  • Portos;
  • Aeroportos;
  • Fronteiras;
  • Recintos alfandegados

Sua finalidade institucional é promover a proteção da saúde da população.

Tal proteção chega por intermédio de um controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à Vigilância Sanitária (VISA).

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Falando nisso, em outubro de 2023, a VISA obedecendo a um decreto da ANVISA interditou 2 atacadistas populares de SP após comprovarem a presença de produtos em situação irregular.

Veja também

Anvisa (Foto: Reprodução/Internet)
Anvisa determinou proibição contra atacadistas de medicamentos (Foto: Reprodução/Internet)

Tudo “podre”

De acordo com o portal da Prefeitura de Sorocaba, essa medida foi tomada em conjunto com Secretaria da Saúde (SES) cuja qual interditou, no dia 10 de outubro de 2023, 2 estabelecimentos atacadistas de produtos para saúde e medicamentos da região.

Ainda de acordo com o portal, ambos os locais foram interditados após ser comprovada a atuação irregular, ou seja, sem a devida licença emitida pela VISA.

Para piorar o cenário, ainda foi comprovada a exposição de produtos com validade expirada à venda, o que além de apresentar risco a população ainda configura falta às boas práticas de higiene.

Medicamento vencido além de ter um aspecto apodrecido ainda apresenta riscos graves à saúde (Foto Reprodução/Internet)
Medicamento vencido além de ter um aspecto apodrecido ainda apresenta riscos graves à saúde (Foto Reprodução/Internet)

Afinal de contas um medicamento vencido pode trazer um aspecto podre como ficar esfarelado, ter coloração irregular e em alguns casos até apresentar mal cheiro.

Com essa comprovação, e em prol da saúde de todos, os s estabelecimentos permaneceram interditados até a exigida regularização e licenciamento sanitário.

COMO AMBOS OS ESTABELECIMENTOS NÃO FORAM DEVIDAMENTE INDENTIFICADOS pelas fontes, tanto o posicionamento das empresas autuadas como a real situação neste ano de 2024 não foram encontradas.

Quais riscos podem ser causados por consumo de medicação vencida?

De acordo com o portal Hospital São Lucas, além do medicamento vencido não fazer efeito algum, ainda apresenta sérios riscos a saúde que vão desde alergias até uma intoxicação, que pode levar à morte.

O consumo de remédios após a data de validade é bastante comum, sobretudo entre idosos, devido à dificuldade de enxergar o que vem escrito na embalagem.

No caso de cartelas de comprimidos, guardar a caixa, que geralmente traz o prazo impresso em maior qualidade, evita o equívoco.

O ideal é manter os medicamentos nas caixas originais para evitar deixar passar o prazo de validade (Foto Reprodução/Blog)
O ideal é manter os medicamentos nas caixas originais para evitar deixar passar o prazo de validade (Foto Reprodução/Blog Tu Organizas)

De acordo com a farmacêutica Adriane Martins Dias, coordenadora do curso de farmácia do Centro Universitário Anhanguera de Niterói, outras possíveis consequências do uso de fármacos orais vencidos são:

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Lesões gástricas (que podem formar úlceras)
  • Choque anafilático (em situações raras, se a pessoa tiver alergia à algum ingrediente da fórmula).

Caso seja uma pomada, podem surgir efeitos tópicos, como vermelhidão e manchas na pele.

🚨 Exclusivo: Bia derruba campeões do BBB e Davi 'afunda' + venda da Globo? + Eliana rival de Portiolli         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida. Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ... Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.