CONFIRA

Substância fatal e vidro: Anvisa proíbe 3 marcas populares de café, farinha e chocolate e decreta retirada dos mercados

18/05/2024 às 19h19

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Anvisa proíbe 3 marcas de café, farinha e chocolate (Foto: Reprodução/ Internet)

Saiba quais são as 3 marcas populares de café, farinha e chocolate proibidas pela Anvisa, com substância fatal e vidro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a responsável pela fiscalização e regularização de diversos produtos e serviços no país. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a proibição da autarquia contra 3 marcas populares de café, farinha e chocolate, que foram obrigadas a saírem dos mercados às pressas após o decreto da agência. A seguir, confira mais detalhes sobre esse assunto.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

É indiscutível a importância desses 3 alimentos no dia a dia. Não há quem fique sem algum tipo de chocolatinho após suas refeições principais, ou sem um pão, ou um salgado de manhã, feito com farinha, ah, e principalmente o café, esse é quase unânime entre os brasileiros, sendo uma das bebidas mais consumidas no país. No entanto, as marcas que vamos citar, precisaram ser proibidas em 2023 e neste ano.

As informações são do site “vigilanciasanitariasc.com”, o qual informou no dia 29 de março de 2023, que a Anvisa proibiu e retirou dos mercados um lote do Café Moído e Torrada, da marca Café da Terra, pois foram encontrados fragmentos, que segundo o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, causariam danos graves aos consumidores.

A proibição é sobre o lote nº 495 do produto Café Moído e Torrada, marca Café da Terra com validade para ao fim de abril deste ano de 2023 - Foto - Internet
A proibição é sobre o lote nº 495 do produto Café Moído e Torrada, marca Café da Terra com validade para ao fim de abril do ano de 2023 – Foto – Internet

O material analisado apresentou a presença de fragmentos rígidos de brilho vítreo (fragmentos de vidro), no lote do produto em questão. Segundo as informações, a Café da Terra não se pronunciou sobre o caso, e a proibição foi somente ao lote citado, com todos os outros produtos livres para serem consumidos, sem riscos a população.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Farinha proibida

Ainda conforme as informações da fonte, datadas de 05 de janeiro deste ano, a Farinha Panko, da marca Alfa Alimentos, amada pelas donas de casa, infelizmente também teve um lote, com data de validade 25/11/2024, totalmente suspenso de circulação pela Anvisa, devido à contaminação.

Veja também

Conforme foi informado, a produção da farinha ocorreu durante um período de reformas estruturais no estabelecimento, e assim os produtos fabricados naquele período estariam expostos à contaminação química e física, sendo um grande risco se consumido pelos compradores.

Farinha Panko da Alfa acabou tendo lote proibido (Reprodução: Internet)
Farinha Panko da Alfa acabou tendo lote proibido (Reprodução: Internet)

Segundo a Anvisa, a Alfa Alimentos não se pronunciou sobre o ocorrido, mas o resto dos lotes não foi proibido, com as farinhas encontradas normalmente em mercadinhos e lojas virtuais. Vale ressaltar que, caso a marca tenha interesse em se manifestar sobre o ocorrido, o espaço continua aberto para qualquer pronunciamento.

Chocolate

Por fim, a Anvisa informou a publicação Resolução-RE Nº 3.429, de 8 de setembro de 2023, a qual interditou por precaução o lote nº 210323 do produto Chocolate em Pó Solúvel 70% Cacau, marca Guimarães, fabricado pela empresa Guimarães Brasil Indústria e Alimentos LTDA.

A medida foi provocada considerando o resultado insatisfatório no ensaio de determinação de cádmio, conforme Laudo de Análise Fiscal nº 1111.1P.0/2023, conclusivo, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo.

Chocolate em pó da Guimarães (Reprodução/Guimarães)
Chocolate em pó da Guimarães (Reprodução/Guimarães)

Vale dizer que, o cádmio é uma substância prejudicial à saúde. Ele é um metal pesado, portanto tóxico de acordo com informações do Imetro. No ser humano, pode causar câncer, afetar vários órgãos como o fígado e os rins.

Segundo as informações, se tratou de um caso isolado, sendo assim, atualmente a empresa já voltou a comercializar normalmente o produto citado acima, estando disponível em anúncios do Google Shopping, além de que seus outros produtos sempre estiveram em mercado. Não foi encontrado manifestação da empresa sobre o assunto.

O que a ANVISA faz?

A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços relacionados à saúde que existem no nosso dia a dia.

Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.

🚨 Didi na Globo + Ana Maria explode em indireta contra Global + Funcionária de Davi DETONA ele e irmã 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.