CHOCANTE

Risco a saúde e alerta: ANVISA proíbe 5 marcas de sal, rivais da Cisne, com retirada às pressas dos mercados

24/05/2024 às 19h33

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Anvisa e marcas de sal, rivais da Cisne retiradas dos mercados (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

5 marcas rivais da Cisne, foram retiradas dos mercados às pressas

Com alerta e até risco de saúde, a Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) proibiu 5 marcas de sal, rivais da famosa Cisne, que precisaram ser retiradas às pressas dos mercados.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

O fato é que o sal é um produto indispensável na despensa dos brasileiros. Há quem garanta que esse é um produto que jamais pode faltar na despensa, pois dá até azar.

SAIBA MAIS! Facão solto: A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas populares entre idosas dos mercados diante de risco

Ocorre que o sal tem como função fundamental no organismo, garantir o equilíbrio dos fluidos corporais, assim como regular o ritmo cardíaco, o volume de sangue, a transmissão de impulsos nervosos e as contrações musculares, entre outros.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Como tempero ele ainda é muito importante, pois dá gosto nos alimentos. Sendo assim, a Anvisa exerceu o seu poder de órgão fiscalizador para penalizar 5 famosas marcas de sal, rivais da Cisne. O motivo é que as mesmas desobedecerem as normas sanitárias.

Veja também

A primeira marca que iremos destacar recebeu um aviso da Vigilância Sanitária através da publicação da Resolução-RE Nº 2.104, de 13 de junho de 2023, na qual proibiu a distribuição comercialização, fabricação e uso, e também o recolhimento do lote 06/2022 do produto Sal Refinado Iodado, marca Salinas, da empresa Refinaria de Sal Salinas LTDA.

Vale destacar que a medida foi motivada por conta de um laudo de análise fiscal definitivo, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz – Laboratório Central do Estado de São Paulo, com resultado insatisfatório para o teor de iodo, que, no caso, foi abaixo do limite mínimo estabelecido por regra de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

No caso, o iodo é acrescentado ao sal para evitar doenças, como bócio, um aumento no volume da tireoide, uma glândula localizada no pescoço que dita o ritmo em que o corpo trabalha.

O problema foi identificado apenas no lote citado, sendo assim a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Sal Salinas (Foto: Reprodução / Site da Marca)
Sal Salinas (Foto: Reprodução / Site da Marca)

QUAL OUTRA RIVAL DA CISNE FOI BARRADA DOS SUPERMERCADOS?

De acordo com informações de consulta pública da Anvisa no portal Gov, foi publicada a Resolução Nº 1.689 no dia 02 de maio de 2024, proibindo a comercialização do sal moído refinado iodado União.

O motivo foi por causa do Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 73.1P.0/2023, emitido pelo Laboratório Central do Estado de São Paulo Instituto Adolfo Lutz, onde ocorreu um resultado insatisfatório para o ensaio de determinação de iodo (menor que o estabelecido).

No caso, o iodo é acrescentado ao sal para evitar doenças, conforme citamos acima. O problema foi identificado apenas no lote mencionado, sendo assim a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos. Porém, a Situação da Medida Cautelar segue Ativa para o lote mencionado.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Uma marca de sal foi barrada pela Anvisa (Foto: Divulgação)
Marca de sal foi barrada pela Anvisa (Foto: Reprodução / Canva)

MARCA DE SAL DO CARREFOUR FOI BARRADO PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

A Anvisa também proibiu a distribuição, comercialização, fabricação e uso, assim como o recolhimento do lote n° 22992 do produto Sal Refinado Iodado, marca Carrefour da empresa Norte Salineira S/A Indústria e Comércio – Norsal.

O comunicado foi feito através da Resolução-RE Nº 2.419, de 4 de julho de 2023 de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

A medida foi motivada considerando o Laudo de Análise, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, com resultado insatisfatório para o teor de iodo, estando abaixo do limite estabelecido.

Mesmo problema destacado na marca de sal citado acima. Não tendo o mínimo de iodo exigido pelas recomendações sanitárias, pode ser prejudicial aos consumidores.

De acordo com informações do portal UOL, na época o Carrefour se manifestou. A empresa responsável pelo sal destacou que faz análises recorrentes em todos os produtos da marca própria, e que entrou em contato com o fornecedor para apurar o fato.

Ao portal, a empresa pontuou que o produto foi testado em maio deste de 2023, e as amostras estavam dentro dos parâmetros. O Carrefour ainda destacou que solicitou a retirada imediata do lote interditado de todas as lojas.

Sal do Carrefour (Foto: Reprodução/ Internet)
Sal do Carrefour (Foto: Reprodução / Google Shopping)

QUAL FOI A OUTRA FAMOSA MARCA DE SAL BARRADA PELA ANVISA?

De acordo com o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, revelou que a Anvisa proibiu a distribuição, comercialização e uso do Sal Moído Iodado, marca Pagua, fabricado pela empresa Milmares Comércio Saleiro LTDA.

O lote do qual a instituição se refere é o 12/2022, e teve o seu recolhimento dos mercados exigido, após a averiguação do Laudo de Análise Fiscal Definitivo, feito pelo Laboratório de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte – LACEN/RN.

O comunicado foi através da Resolução-RE Nº 2.709, de 21 de julho de 2023. A retirada do Sal Moído Iodado, da marca Pagua, ainda segundo o portal do Governo, se deu por conta do teor do iodo no produto, que também estava abaixo do limite estabelecido.

Vale lembrar que sempre quando há essa proibição, a empresa fica responsável por se adequar a todas as exigências, para que seus próximos produtos possam ser comercializados sem nenhum tipo de problema.

Acontece que o produto segue sendo comercializado normalmente e a situação se tratou de um caso isolado.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

A marca Pagua teve um de seus lotes retirados das prateleiras dos supermercados (Reprodução: Internet)
A marca Pagua teve um de seus lotes retirados das prateleiras dos supermercados (Foto: Reprodução / Canva)

QUAL A ÚLTIMA MARCA BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

A última publicação foi através da Resolução-RE Nº 4.444, de 21 de novembro de 2023, a qual a Anvisa proíbe a comercialização, distribuição, fabricação e uso do lote nº 2210 do produto Flor de Sal Defumada, marca Cimsal, da empresa Cimsal Com. e Ind. de Moagem e Refinação Sta Cecília LTDA.

A medida foi ocasionada por causa do Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 205.CP.0/2023, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz – Laboratório Central do Estado de São Paulo, com resultado insatisfatório para o teor de iodo (menor que o limite estabelecido), o mesmo motivo das outras marcas listadas acima.

O teor de iodo obriga todo o produto do tipo no Brasil a ter um padrão mínimo de 15 mg por kg de sal, e máximo de 45 mg/kg. O analisado não atingiu o valor mínimo.

Essa adição obrigatória do iodo no sal teve início no país na década de 50 para prevenir a deficiência do nutriente, quadro que pode causar problemas na tireoide, como o bócio, e afetar o desenvolvimento físico e intelectual de crianças de acordo com informações do jornal O Globo.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Flor de Sal Cimsal (Foto: Reprodução / Google Shopping)
Flor de Sal Cimsal (Foto: Reprodução / Google Shopping)

QUAL É O PAPEL DA ANVISA?

A Anvisa tem por objetivo institucional promover a proteção da saúde da população, através do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à Vigilância Sanitária.

Inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, assim como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

Anvisa fiscaliza todos os estabelecimentos do Brasil (Reprodução: Internet)
Anvisa fiscaliza todos os estabelecimentos do Brasil (Foto: Reprodução / Canva)

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.