ALERTA!

Risco fatal: Anvisa crava proibição contra 8 chás populares e arranca de mercados às pressas com 3 alertas graves

15/06/2024 às 0h02

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Anvisa proíbe 8 chás populares e crava 3 alertas graves (Foto: Reprodução/ Internet)

A autarquia crava proibição contra 8 chás e emite 3 alertas graves sobre risco fatal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a responsável pela fiscalização e controle de diversos produtos e serviços no Brasil. Sendo um órgão de suma importância para garantir a segurança e bem-estar da população. Dessa vez, por exemplo, citaremos uma situação em que a agência precisou proibir 8 chás devido ameaça a saúde dos consumidores. A seguir, confira mais detalhes sobre a situação e mais 3 alertas sobre a situação.

E foi no dia 19 de janeiro, que a agência decretou a retirada às pressas de 8 chás populares dos mercados, devido a riscos, podendo até mesmo ser fatal. Vale dizer que, existem diversos tipos de folhas, ervas, raízes, e até mesmo frutos, utilizados para fazer infusão e consumir, podendo trazer diversos benefícios a saúde. No entanto, a marca da bebida que citaremos precisou ser retirada às pressas dos mercados devido a riscos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Através da Resolução Nº 205, publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Anvisa proibiu a venda e fabricação de alguns lotes de produtos da empresa Mais Saúde Alimentos Suplementos. Segundo a agência, 8 tipos diferentes de chás que se encontravam em situação irregular de registro perante as diretrizes da autarquia. Sendo assim, além da proibição, o órgão cravou 3 alertas sobre o caso.

Anvisa (Foto: Reprodução / Marcello Camargo)
Anvisa (Foto: Reprodução / Marcello Camargo)

Lista de chás e lotes proibidos pela Anvisa

  1. CHÁ AROEIRA MARCA MAIS SAÚDE ALIMENTOS (TODOS)
  2. CHÁ DESINCHAR MARCA MAIS SAÚDE ALIMENTOS (TODOS)
  3. CHÁ DIABETES MARCA MAIS SAÚDE ALIMENTOS (TODOS)
  4. CHÁ ERVA BALEEIRA MARCA MAIS SAÚDE ALIMENTOS (TODOS)
  5. CHÁ ESPINHEIRA SANTA MARCA MAIS SAÚDE ALIMENTOS (TODOS)
  6. CHÁ MIX 8 ERVAS DORMIR MARCA MAIS SAÚDE ALIMENTOS (TODOS)
  7. CHÁ MIX 8 ERVAS GRIPE MARCA MAIS SAÚDE ALIMENTOS (TODOS)
  8. CHÁ UXI AMARELO MARCA MAIS SAÚDE ALIMENTOS (TODOS)

Dessa forma, vale destacar que, a medida para a retirada de todos os lotes dos 8 chás dos mercados e a proibição da comercialização foi movida por três irregularidades, que servem de alerta para a população. Sendo assim, confira os destaques deixados pela Anvisa:

Continua após o Veja Também

Veja também

Anvisa proíbe 8 chás populares devido à série de irregularidades (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa proíbe 8 chás populares devido à série de irregularidades (Foto: Reprodução/ Internet)
  • O primeiro se referia a fabricação com composições não autorizadas para a categoria do produto. Além de rótulos com falsas informações contendo características de alimentos para dar ideia de regularidade do produto;
  • O segundo alerta apontado pela Anvisa era que os produtos indicavam que os chás tinham propriedades terapêuticas, logo, deveriam estar regularizados de outra forma;
  • Por fim, o terceiro e último alerta apontava que a empresa fazia o marketing irregular em seu perfil oficial nas redes sociais, onde atribuía aos produtos propriedades de saúde ou funcionais não autorizadas pela categoria perante a agência.

Vale dizer que, esses 3 alertas apontam grandes riscos, uma vez que o consumo sem moderação de suplementos e chás como “medicamentos” podem acabar trazendo reações negativas em casos de problemas de saúde já pré-existentes ou até mesmo causar novos dependendo da situação do consumidor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Decreto Anvisa de produtos Mais Saúde Alimentos e suplementos (Foto Reprodução/VISA)
Decreto Anvisa de produtos Mais Saúde Alimentos e suplementos (Foto: Reprodução/VISA)

Até o momento, não se encontraram notas oficiais da empresa, bem como esclarecimentos sobre o ocorrido. No entanto, vale dizer que o espaço permanece aberto para futuras manifestações em que a Mais Saúde Alimentos consiga expor a sua versão dos fatos. Vale reforçar que a proibição cautelar da Anvisa se encontra ativa, com esses produtos não podendo ser comercializados.

O que a Anvisa faz?

A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços relacionados à saúde que existem no nosso dia a dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.

🚨 Globo desesperada com farsa de Davi + Ator de Pantanal morre + SBT confirma GERAL no canal    

Anvisa
Chás
Kelves Araújo

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.