ALERTA!

Comunicado de risco e confirmação da Globo: Anvisa proíbe e arranca marca de leite famosa dos mercados


Anvisa proíbe e arranca marca de leite famosa dos mercados (Foto: Reprodução/ Internet)

Uma marca de leite famosa acabou sendo arrancada dos mercados por não cumprir as normas da Anvisa

Em junho de 2023, o portal ‘G1’, jornal digital do Grupo Globo, noticiou a proibição de 3 produtos de uma marca muito famosa de leite. Isso porque os lotes que citaremos foram produzidos fora das normas de qualidade e segurança propostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), podendo causar potenciais riscos à saúde.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Vale dizer que, o leite é um dos alimentos mais amados por todo mundo, seja em pó, integral, desnatado, pasteurizado e o natural. Possui uso bastante variado, sendo o favorito das donas de casa no preparo de diversas receitas. Além disso, é rico em cálcio, proteínas, vitaminas e muito mais. No entanto, a marca que vamos citar, acabou sendo proibida e arrancada dos mercados.

A fonte publicou em junho de 2023 sobre a proibição da comercialização, distribuição e o uso de três produtos da marca Natville, cujos lotes, fabricados entre janeiro e maio de 2023, pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda, poderiam causar riscos à saúde. Os produtos que tiveram a proibição decretada foram:

  • leite UHT integral;
  • leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro); e
  • soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25 kg).
Natville (Foto: Reprodução / Internet)
Natville (Foto: Reprodução / Internet)

Motivação da proibição

De acordo com a fonte, a suspensão se deu, pois, segundo as investigações do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), tais produtos lácteos foram produzidos sem as devidas condições de higiene. Além disso, não teria ocorrido a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança, sendo produzidos sem a devida autorização do MAPA.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Assim, além do risco para a saúde pública, eles alegaram que foi evidenciado que a indústria tinha adulterado seus produtos, ao colocá-los à disposição do consumo humano com a aparência e as características de outro produto. Segundo a Anvisa, “nos rótulos dos produtos consta a informação errônea de que eles teriam sido fabricados por uma filial da empresa”.

Veja também

Pronunciamento da empresa

A Natville, em seu site oficial, cravou um comunicado oficial, onde esclarece o ocorrido e reafirma o seu compromisso com seus produtos e clientes. Assim, confira abaixo a nota emitida pela empresa:

Comunicado da Natville oficial sobre o ocorrido (Foto Reprodução/Natville)
Comunicado da Natville oficial sobre o ocorrido (Foto Reprodução/Natville)

Situação hoje (11)

No entanto, vale destacar, que a suspensão/proibição se deu somente sobre os lotes citados neste texto. Dessa forma, a marca já resolveu os problemas com os produtos contaminados, regularizando a situação dos mesmos conforme as regras da Anvisa e do MAPA. Seguindo a sua atuação no mercado alimentício. Dessa forma, hoje, os leites podem ser consumidos normalmente.

Anvisa (Foto: Reprodução / Marcello Camargo)
Anvisa (Foto: Reprodução / Marcello Camargo)

Quando a Anvisa surgiu?

A Anvisa, é um dos principais órgãos responsáveis pela averiguação de todos os produtos, desde os cosméticos a alimentos. Dessa forma, a autarquia é quem garante a saúde e segurança dos consumidores brasileiros. Fundada no dia 26 de janeiro de 1999, segue sendo de grande importância no país.

🚨 Exclusivo: Bia derruba campeões do BBB e Davi 'afunda' + venda da Globo? + Eliana rival de Portiolli         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.