ALERTA PARA CLIENTES

Barrado em todo território nacional e risco de queimadura: Anvisa proíbe produto aclamado em 2024

23/06/2024 às 9h30

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
Anvisa barra produto em 2024 (Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, enviou um decreto em abril desse ano confirmando a comercialização de um produto muito comum e popular nos lares brasileiros. O motivo para essa decisão, é o risco iminente de queimadura.

Como é dever da Anvisa proteger a saúde dos brasileiros, qualquer produto com potencial de fazer mal, é rapidamente interditado e retirado de circulação. E foi exatamente esse o desfecho que teve o popular álcool líquido 70%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele não era tão comum de se ter em casa, mas, depois da pandemia do Covid-19, ele passou a ser amplamente utilizado pelos brasileiros, principalmente em locais que estava sem álcool em gel. Mas, conforme informações do G1, divulgadas em 5 de abril de 2024, esse tipo de concentração não é mais permitida para comercialização.

Álcool líquido 70% no comércio - Foto: Reprodução/Internet
Álcool líquido 70% no comércio – Foto: Reprodução/Internet

É válido destacar que esse decreto, não afeta a venda do álcool 70% em gel. É uma medida para o álcool líquido 70%. E vale dizer também que essa concentração em líquida, tinha a comercialização proibida há mais de 20 anos, por causa da sua alta inflamabilidade.

Continua após o Veja Também

Veja também

Foi exatamente a situação da Covid-19 que fez a Anvisa flexibilizar a regra por um tempo, afim de ajudar os brasileiros a terem uma forma de se proteger do vírus. Mas, agora a proibição voltou com tudo. Desde o dia 30 de abril, não se pode mais vender álcool líquido 70% em supermercados e farmácias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Álcool 70° líquido temvenda proibida após determinação da Anvisa (Foto: Internet)

Aliás, a medida da Anvisa deixava claro que o produto não deveria ser mais comercializado desde dezembro de 2023, mas, quem tivesse estoque, poderia tentar acabar até o dia 29 de abril. Assim, desde 30 de abril de 2024 é proibido oficialmente a comercialização de álcool líquido 70%.

NOTA DA ANVISA

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O G1 divulgou a nota da Anvisa que falava sobre a proibição do produto esse ano: “A vedação da venda livre do álcool líquido com a concentração 70% foi determinada em 2002, pela Resolução – RDC nº 46/2002. Porém, em razão da pandemia de Covid-19 e da necessidade da maior oferta de produtos desinfetantes, a venda livre do álcool etílico 70% líquido foi permitida de forma excepcional.”.

Anvisa está atenta em todos os produtos (Reprodução: Internet)
Anvisa está atenta em todos os produtos (Reprodução: Internet)

O QUE A ANVISA FISCALIZA?

A Anvisa fiscaliza e regula a produção, distribuição, transporte e comercialização de medicamentos, correlatos (produtos para saúde), saneantes domissanitários, cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumes e agrotóxicos. Essas informações são do site da agência.

🚨 Globo arranca Ana e Poeta do ar por R$ 450M + Maju fora do Fantástico na surdina + Ratinho defende ex de Iza    

Anvisa
Destaque
produto
queimadura
Larisse Oliveira

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.