ALERTA!

Vai te dar diarreia: ANVISA decreta proibição de queijo popular nº 1 das donas de casa por contaminação

11/07/2024 às 7h00

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Anvisa proibiu marca de queijo após contaminação (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva/Freepik/Anvisa)

O queijo, além de ser um laticínio delicioso, é uma ótima fonte de proteínas de alto valor biológico, cálcio e bactérias que ajudam a regular o intestino.

Além disso, ele contém muitos outros nutrientes importantes, como fósforo, potássio, vitaminas D, A, B2 e B12. Não é a toa que esse alimento pode ser consumido em dietas voltadas para uma alimentação balanceada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em quase todos os lares ele está presente e costuma ser consumido em vários momentos do dia, principalmente pelas manhãs.

Porém, uma marca nº 1 para muitas donas de casa, acabou sofrendo uma proibição da ANVISA após ser comprovado pela autarquia o risco de contaminação pelo seu consumo.

Continua após o Veja Também

Veja também

Trata-se do Queijo Minas Artesanal, Marca Do Serro, cujo qual é extremamente tradicional e reconhecido no mercado desde o ano de 2002.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proibição

De acordo com a RESOLUÇÃO-RE Nº 1.707, publicada no dia 2 de maio de 2024, a ANVISA baixou a proibição do lote 19205 do queijo mencionado, cuja fabricação está na responsabilidade da empresa COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DO SERRO LTDA.

As validades do lote atingido correspondiam as seguintes datas: 01/07/2024; 04/07/2024; 07/07/2024; 10/07/2024; 10/07/2024; 16/07/2024; 18/07/2024; 21/07/2024; 23/07/2024; 25/07/2024; 28/07/2024; 30/07/2024 e 01/08/2024

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, de acordo com a autarquia, o produto apresentava a presença de Salmonella. Pra quem não sabe, além de ser uma bacteria perigosa ela pode causar uma série de problemas de saúde.

Conforme dados do site Gov.br, a Salmonella pode resultar em duas formas de enfermidade, sendo elas: salmonelose não tifóide e febre tifoide.

Os sinais de salmonelose não tifoide pode apresentar bastante incômodo, porém a condição tende a se resolver por si só em indivíduos saudáveis (embora possa ser fatal em certas situações).

Já a febre tifoide é mais grave e tem mais chances de culminar em uma morte. Os principais sinais e sintomas da infecção por Salmonella (salmonelose não tifoide) é vômito, diarreia, dor abdominal, febre, entre outros.

Manifestações e situação atual da empresa

Ao procurar manifestações da COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DO SERRO LTDA, as mesmas ainda não foram encontradas, porém o espaço permanece aberto para que ela possa expor a sua versão dos fatos.

Fora isso, a situação ocorreu após o recolhimento voluntário, ou seja, a própria empresa se responsabilizou em comunicar às autoridades sobre essa situação, o que mostra a idoneidade inquestionável da mesma, que evidentemente se preocupa com a qualidade dos seus produtos.

Como a situação afetou somente o lote e as datas de vencimento mencionadas no inicio do texto, os demais produtos da empresa estão sendo comercializados normalmente e seguindo todo o rigor necessário, conforme visto através desse link.

Qual a importância da COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DO SERRO?

Fundada ainda em 29 de janeiro de 1964, a Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro, mais conhecida como CooperSerro, tem uma história de sucesso, atuando como agente de transformação financeira, social e econômica no Serro e região e garantindo a oferta de produtos de qualidade para seus clientes.

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

Anvisa
queijo
queijo minas artesanal marca Do Serro
Lennita Lee

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.