Risco de queimaduras graves: ANVISA acaba de PROIBIR queridinho das donas de casa do Assaí, Carrefour e +


Supermercados estão proibidos de vender um produto queridinho das donas de casa (Reprodução: Montagem TV Foco)

Um queridinho das donas de casas arrancado dos supermercados como Assaí e Carrefour pela Anvisa

A Anvisa acaba de voltar atrás em sua decisão e proíbe um produto queridinho das donas de casas. Agora ele não será mais encontrado nos grandes supermercados como Assaí, Carrefour e outros.

A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.

De acordo com o portal ‘Correio Braziliense’, os supermercados não podem mais vender álcool líquido. Sua venda estava liberada pela Anvisa para ajudar no combate à pandemia da Covid-19.

A Anvisa fiscaliza todos os produtos dos supermercados (Reprodução/Foto: Anvisa/Divulgação)
A Anvisa fiscaliza todos os produtos dos supermercados (Reprodução/Foto: Anvisa/Divulgação)

Portanto, agora volta a proibição de venda, essa medida está em vigor desde o dia 1° de janeiro deste ano de 2024. Porém, por conta da RDC N° 766, os supermercados como Assaí, Carrefour e outros têm até o próximo dia 29 de abril para acabar com o estoque.

Os clientes também não encontrarão o álcool líquido na farmácia, apenas a sua versão em gel, como todos já estão acostumados.

Veja também

O álcool em gel segue vendido nos supermercados (Reprodução: Internet)
O álcool líquido voltou a ter a sua proibição de venda decretada pela Anvisa (Reprodução: Internet)

Motivo da proibição

De acordo com a Anvisa, o álcool líquido, apesar de ter a mesma concentração que o em gel, tem mais riscos de derramamento pelo corpo, o que pode gerar graves queimaduras em acidentes domésticos. Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, as crianças são as principais vítimas desses acidentes.

Já a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), não concorda com a decisão da Anvisa de voltar coma proibição do produto.

“Retirará do consumidor o acesso ao produto de melhor relação custo-benefício, comprovadamente eficaz nos cuidados com a saúde, proteção contra doenças, incluindo a Covid-19”, relataram.

O álcool em gel segue vendido nos supermercados (Reprodução: Internet)
O álcool em gel segue vendido nos supermercados (Reprodução: Internet)

Quando criaram a Anvisa?

A Anvisa, uma das principais responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, surgiu no dia 26 de janeiro de 1999. Desde então, ela emite o alerta dos produtos impróprios para todos os consumidores.

🚨 BBB24: Davi menosprezado por rivais + Globo "apaga" Bia + Mãe de Matteus desaprova Cunhã e é detonada    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: