Agora

Agora

Anvisa proíbe urgentemente venda de alimento tradicional dos mercados e consumidores querem devolver produto

Anvisa proíbe venda de alimento tradicional dos mercados (Reprodução: Montagem TV Foco)
Anvisa proíbe venda de alimento tradicional dos mercados (Reprodução: Montagem TV Foco)

Anvisa proíbe urgentemente a venda de alimento tradicional

A Anvisa proibiu, de maneira urgente, a venda de um alimento tradicional dos mercados, na última semana, e os consumidores estão com receio e querem devolver o produto que foi comprado e está no armário de casa.

A vigilância sanitária é a principal responsável por fazer toda a averiguação dos produtos, desde a sua fabricação, até a comercialização, e quando identificam algo que foge dos padrões, rapidamente já emitem um alerta para todos.

Na última terça-feira (22), a Anvisa utilizou as suas redes sociais para informar que proibiu a comercialização do atum ralado em óleo comestível com caldo vegetal, fabricado pela Cellier Alimentos Linha Profissional.

O lote em específico é o 08/05/2023, que foi fabricado no mesmo dia e tem validade até 08/05/2025, determinando o recolhimento do produto dos supermercados.

Comunicado da Anvisa sobre a proibição das vendas (Reprodução: Instagram)
Comunicado da Anvisa sobre a proibição das vendas (Reprodução: Instagram)

A medida foi tomada após o relato do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo, sobre um surto que ocorreu no final do mês de julho, após o consumo do alimento, que ocasionou sintomas semelhantes ao de uma intoxicação alimentar por histamina.

Veja também

A presença de valores da substância acima dos limites tolerados pela legislação sanitária foi confirmada após exames realizados pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos.

Vale ressaltar que consumir um produto contaminado por histamina pode ocasionar dormência, queda de pressão, dor de cabeça, coceira na pele, vômitos e diarreias.

Diante dessa informação, alguns consumidores que adquiriram o lote contaminado do atum ralado em óleo comestível com caldo vegetal, fabricado pela Cellier Alimentos Linha Profissional, quiseram devolver o produto.

“Em caso de ter esse produto em casa, posso devolver ao mercado?”, questionou um consumidor. Na resposta, foi informado que sim, caso ele apresentasse a Nota Fiscal, comprovando a compra no estabelecimento.

A marca é uma das maiores na venda de atum dos mercados (Reprodução: Internet)
A marca é uma das maiores na venda de atum dos mercados (Reprodução: Internet)

Quando a Anvisa foi criada?

A Anvisa foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.

🚨 Substitutos de Ana Maria batem boca + Ator diz que foi humilhado pela Globo + Adeus Rodriguinho?

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Gabriel Amaral

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: