CHOCANTE

Substância fatal: A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas populares de carne dos mercados às pressas


Fachada da Anvisa e carnes em mercados (Foto: Reprodução / Canva)

A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) decretou a retirada de 3 marcas populares de carne dos mercados por causa de uma substância fatal.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

De acordo com o próprio portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa informou a publicação da Resolução-RE de nº 2.000, de 2 de junho de2023, a qual proíbe a distribuição, comercialização e uso, do lote/data de fabricação 06/05/2023 do produto Carne Salgada de Bovino Sem Osso.

SAIBA MAIS! Substância fatal: A Anvisa decretou a retirada de 4 marcas populares de queijo dos mercados às pressas

A marca de carne é da Best Beef, da empresa Frigorifico Silva Indústria e Comércio LTDA. A medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário enviado pela empresa, devido à detecção de Salmonella spp. no produto.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Salmonella (Salmonellose) é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode causar graves infecções e até mesmo a morte de acordo com informações do portal UOL.

Veja também

Após a proibição, o produto voltou a ser vendido normalmente, visto que apenas o lote mencionado que foi barrado.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Vale pontuar que se o consumidor encontrar algo que não esteja de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, pode entrar em contato com a Anvisa e fazer uma denúncia anônima.

Carne da marca Best Beef (Foto: Reprodução/Internet)
Carne da marca Best Beef (Foto: Reprodução / Google Shopping)

QUAL FOI A OUTRA MARCA DE FRANGO BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

A Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e uso do lote (284-2) do produto Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova, fabricado pela empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda.

Essa medida foi provocada pelo comunicado de recolhimento voluntário do produto Fígado de frango congelado feito pela própria empresa.

O lote (284-2) fabricado em 06/12/2023, com prazo de validade até 05/12/2024, foi considerado fora dos padrões da Vigilância Sanitária por causa da detecção de Escherichia coli em níveis acima dos permitidos pela legislação.

Fígado de Frango Congelado, da marca Ave Nova (Foto: Reprodução / Google Shopping)
Fígado de Frango Congelado, da marca Ave Nova (Foto: Reprodução / Google Shopping)

Essa bactéria habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode associar aspectos relativos à qualidade da água e de alimentos.

A Escherichia coli também pode causar doenças, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica, que culminam risco fatal de acordo com informações do portal UOL.

Até o momento não foram encontradas justificativas ou respostas oficiais da empresa comentando o caso. Porém, o produto segue sendo comercializado normalmente, onde apenas o lote barrado que fugiu dos padrões sanitários.

QUAL FOI A ÚLTIMA MARCA DE CARNE RETIRADA DOS MERCADOS?

Por fim, a Anvisa proibiu a comercialização de Produtos Cárneos Congelados, marca Rei das Carnes Gourmet (todos os lotes) do dia 21 de agosto de 2023. A medida ocorreu após a denúncia da Diretoria de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental do Estado de Minas Gerais.

A denúncia foi pela incoerência de informações na rotulagem dos produtos de carne congelada da marca Rei das Carnes Gourmet.

Além disso, havia indícios de que o estabelecimento responsável não se encontra regularizado para a fabricação e comercialização desses produtos, e as condições higiênico-sanitárias eram desconhecidas.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Marca rei das carnes (Foto: Divulgação)
Marca Rei das Carnes (Foto: Reprodução / Canva)

QUAL O PAPEL DA ANVISA?

A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde.

Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.

A Anvisa é responsável pela averiguação de todos os produtos (Reprodução/Foto: Anvisa/Divulgação)
Fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Canva)

🚨 Exclusivo: Bia derruba campeões do BBB e Davi 'afunda' + venda da Globo? + Eliana rival de Portiolli         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br