Celebridades Destaque Pantanal

Após acusar SBT de “roubar” ‘Pantanal’, Benedito Ruy Barbosa busca “vingança” na Justiça

Benedito Ruy Barbosa (Foto: Fábio Cordeiro/QUEM)
Benedito Ruy Barbosa, autor de novelas da Globo
(Foto: Fábio Cordeiro/QUEM)

Autor de novelas da Globo, Benedito Ruy Barbosa move ação judicial contra o SBT onde exige indenização por danos morais por causa da reprise da novela “Pantanal”, em 2008. O caso está em julgamento no STJ (Superior Tribunal de Justiça) nesta terça-feira (01º).

A Terceira Turma do STJ julga nesta terça recurso especial do autor Benedito Ruy Barbosa contra o SBT. No caso, Barbosa moveu ação contra a emissora afirmando que a novela “Pantanal”, de sua autoria, foi exibida pelo SBT sem a sua autorização. As fitas originais da trama foram compradas pelo SBT no leilão da massa falida da TV Manchete, que produziu a trama na década de 1990, mas a Rede Globo comprou os direitos autorias da obra diretamente do escritor. Além de indenização, Benedito Ruy Barbosa pediu que a obra não fosse exibida.

A sentença da Justiça Paulista condenou o SBT a pagar o autor, mas a emissora recorreu e o Tribunal de Justiça reformou a sentença, julgando improcedente a ação movida por Barbosa.

Na Justiça, o escritor exige indenização por danos morais do SBT, alegando que os direitos eram dele, e que só poderiam ser negociados por seus representantes. O canal de Silvio Santos, no entanto, argumenta que comprou os direitos da trama diretamente da falida TV Manchete, que era a real proprietária dos direitos.

Em março deste ano, em entrevista ao programa “Pânico”, Benedito Ruy Barbosa acusou o SBT de roubar a novela dele. “Roubou Pantanal! Levaram Pantanal e não me pagaram até hoje”. O escritor, que tem uma rixa com Silvio Santos, detonou o “dono do baú” na ocasião. “Eu acho que o limite da criatividade do Silvio Santos chama-se Chaves” (leia mais aqui).

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Vitor