Esportes

Após “guerra”, Globo e Esporte Interativo voltam a discutir acordo para transmissão do Brasileirão

Globo e Esporte Interativo tentam acordo para transmissão do Campeonato Brasileiro. (Foto: Divulgação)
Globo e Esporte Interativo tentam acordo para transmissão do Campeonato Brasileiro. (Foto: Divulgação)

Bancado pelo grupo Turner, o Esporte Interativo deu início em 2016 a uma verdadeira “guerra” para tentar acabar com o monopólio da Globo/SporTV e conquistar os direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de futebol da série A, o Brasileirão, a partir de 2019, na TV paga.

Pela legislação atual, os direitos de exibição de uma partida pertencem aos dois clubes que entram em campo. Dessa forma, a disputa consistiria basicamente em fechar com a maioria dos times da elite do futebol nacional, principalmente os de maior torcida. Mas apesar do grande empenho do EI, a Globo ainda levou a melhor na disputa e fechou com a maior parte dos gigantes do futebol brasileiro. No entanto, essa “guerra” também trouxe problemas para a emissora carioca, pois apesar de sair por baixo na disputa, o Esporte Interativo ainda conseguiu fechar com alguns clubes, incluindo três gigantes: Palmeiras, Santos e Internacional.

+ Menino Lobo de Os Mutantes na Record, Cássio Ramos fica irreconhecível e beleza impressiona: “Que sapão”

Esse fato gera um impasse para transmissão de jogos entre equipes que fecharam com emissoras distintas. O clássico entre Palmeiras (que assinou com o EI) e Corinthians (que fechou com a Globo), por exemplo, não poderia ser exibido por ninguém.

Com esse entrave, e com a aproximação do Brasileirão 2019, os dois canais já voltam a negociar um acordo para exibição dos jogos. Segundo informações do UOL Esporte, a ideia inicial é que cada canal tenha direito a transmitir na TV paga um jogo por turno, quando um time que assinou com o Esporte Interativo enfrente um time que assinou com a Globo/SporTV, e vice-versa. Por exemplo: no clássico entre Grêmio e Internacional, um jogo de um turno seria exibido pelo SporTV, enquanto que a partida do outro turno seria transmitida pelo Esporte Interativo.

As conversas ainda estão em fase inicial e o acordo é considerado difícil, pois envolve outras questões burocráticas, mas é visto com bons olhos. Vale dizer que a Globosat começa a procurar anunciantes para sua próxima temporada em setembro, e um acordo antecipado com o Esporte Interativo facilitaria as vendas, pois o grupo já teria uma gama maior de jogos para oferecer.

TV Foco no Youtube

Sobre o autor

Renan Santos

Atuando também como roteirista de TV e cinema, Renan é redator e colunista do TV FOCO desde 2014, noticiando e criticando o mirabolante e imprevisível universo televisivo e dos famosos.