SURREAL

Aposentadoria na casa dos 50 anos e nova lei anunciada com reajuste acima do salário mínimo: 2 viradas no INSS


Previdência Social - Foto Internet

Pare tudo o que você estiver fazendo para saber todos os detalhes sobre as duas grandes viradas do INSS

Antes de mais nada, é muito importante falar que, o INSS, se trata, em suma, de uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Dito isso, com simplesmente aposentadoria na casa dos 50 anos e nova lei anunciada com reajuste acima do salário mínimo, vocês saberão agora detalhes sobre as duas viradas do INSS, que com certeza, pega muita gente de surpresa.

Pois bem, sem mais delongas, vamos direto ao assunto. As informações são do portal Agência Gov.

Dessa forma, segundo o que foi comunicado pela fonte, os trabalhadores que estão próximos de se aposentar devem ficar atentos às regras previstas na Emenda Constitucional nº 103, de 2019, já que algumas delas passam por ajustes todos os anos. Desde 1º de janeiro de 2024, as normas para professores e por tempo de contribuição foram alteradas.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Com qual idade posso me aposentar?

Sendo assim, as informações dão conta ainda de que após a mudança, no que diz respeito a aposentadoria por idade da aposentadoria por tempo de contribuição, a idade mínima exigida passou de 58 anos de idade para 58 anos e 6 meses para as mulheres e de 63 para 63 e 6 meses para os homens.

Veja também

Vale salientar que, esse tipo de aposentadoria vai ficar cada vez mais raro a medida dos anos, já que a idade vai aumentar à cada ano que se passa.

Segundo o INSS, fica garantido o direito à aposentadoria quando o segurado preencher, cumulativamente, os seguintes requisitos: 30 anos de contribuição, se mulher, e 35 anos de contribuição, se homem; e idade de 58 anos e 6 meses, se mulher, e 63 anos e 6 meses, se homem.

E as notícias não param por aí. De acordo com informações da Folha de São Paulo, os Sindicatos de aposentados e centrais sindicais se uniram em uma mobilização pela aprovação de projeto de lei que garante a criação de um adicional de 5% nas aposentadorias e pensões do INSS.

As informações dão conta de que a campanha em defesa do quinquênio dos benefícios adicional pago a cada cinco anos- foi lançada na sede nacional do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados Pensionistas e Idosos), que encabeça o movimento. Contudo, vale salientar que até então se trata apenas de um projeto de lei, ou seja, uma lei anunciada.

🚨 Exclusivo: Bia derruba campeões do BBB e Davi 'afunda' + venda da Globo? + Eliana rival de Portiolli         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração. Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são: