Atenção

Brasileiros em festa nesta sexta (21): Aposentadoria do INSS é liberada aos 55 anos seguindo 3 passos online

21/06/2024 às 6h15

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Saiba como se aposentar no INSS com apenas 55 anos (Reprodução: Montagem TV Foco)

Fique por dentro de como conseguir aposentar no INSS com apenas 55 anos de idade já nesta sexta

Parte dos brasileiros precisam se atentar, nesta sexta-feira (21), com a possibilidade de aposentadoria do INSS aos 55 anos. Portanto, fique esperto em quais são os requisitos necessários para solicitar e em alguns passos online.

O Instituto Nacional do Seguro Social conta com mais de 39 milhões de beneficiários que precisam desse auxílio para seguirem suas vidas. Assim, sempre quando há alguma alteração, emitem um alerta para não pegar ninguém de surpresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o próprio portal do Governo, há um grupo de pessoas que podem solicitar a aposentadoria aos 55, se for mulher, e aos 60 se for homem. Trata-se da aposentadoria por idade de pessoa com deficiência.

INSS tem uma série de ramificações dentro do programa (Reprodução: Internet)
INSS tem uma série de ramificações dentro do programa (Reprodução: Internet)

Portanto, o primeiro requisito e mais importante de todos é que a pessoa tenha um deficiência comprovada pela perícia médica do INSS. Além disso, precisa comprar 180 meses de contribuição ou exercício rural, na condição de pessoa com deficiência.

Continua após o Veja Também

Veja também

Caso você atenda todos esses requisitos, pode solicitar a aposentadoria de maneira completamente online, através do aplicativo ‘Meu INSS’ ou pelo site do programa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja como solicitar o benefício

O primeiro passo é acessar o ‘Meu INSS’, clicar em ‘Novo Pedido’ e digitar a aposentadoria de pessoa com deficiência por idade. Em seguida, procure na lista o que deseja, leia o texto e siga os passos indicados.

Apenas pessoas que trabalharam com a deficiência tem direito a essa aposentadoria (Reprodução: Internet)
Apenas pessoas que trabalharam com a deficiência tem direito a essa aposentadoria (Reprodução: Internet)

Os documentos obrigatórios para concluir esse primeiro passo é o número do CPF e o comprovante da perícia médica. Por fim, aguarde a resposta, que receberá através do próprio aplicativo, em ‘Consultar Pedidos’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O tempo médio que leva para a resposta, segundo o site do Governo, é de 45 dias, com o serviço gratuito para todo o cidadão. Você pode solicitar de segunda até sábado, entre 7h e 22h no horário de Brasília.

Dá para ver todas as informações do programa no Meu INSS (Reprodução: INSS/Divulgação)
Dá para ver todas as informações do programa no Meu INSS (Reprodução: INSS/Divulgação)

Onde encontro o Meu INSS?

O Meu INSS é o aplicativo oficial do programa, onde estão dispostas todas as informações do INSS. Na internet, o encontra no site do governo Gov.br. Porém, a maneira mais prática é baixar na Play Store (Android) ou no Apple Store (IOs), colocar seu login e senha e tem o acesso onde estiver.

🚨 Carlos Alberto expõe afastamento de Silvio Santos + Davi vive novo inferno + Desfecho de Tralli na Globo    

Alerta INSS
Aposentadoria
Gabriel Amaral

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.