Globo

Apresentadora da Globo é suspensa da emissora após foto com candidata a prefeita

Janaína Xavier foi afastada de programa na Globo (Foto: Reprodução)
Janaína Xavier foi afastada de programa na Globo (Foto: Reprodução)

Apresentadora foi punida após foto com candidata a prefeita

No começo da semana, a TV Globo acabou enviando um comunicado aos seus profissionais do jornalismo, reforçando o pedido de isenção aos seus contratados nas redes sociais, alertando para um “código rigoroso” interno.

O pedido que foi disparado à equipe por e-mail no primeiro turno, não foi por acaso. Acontece que no último final de semana, a apresentadora do SporTV, Janaína Xavier, publicou uma foto onde aparece com a então candidata do PSL, Joice Hasselmann, que acabou suspensa por conta das suas atividades.

+Luciano Szafir fala sobre reconciliação com Xuxa e relembra término: “Acabou e eu sofri muito”

Janaína havia exibido a foto com a candidata a prefeita em seus stories. No clique, quem também apareceu foi o namorado da apresentadora, Gustavo Bonini Guedes, advogado da candidata do PSL.

Logo, a imagem começou a circular na redação da TV Globo, chegando até o comando da área esportiva do canal. Incomodados com a situação, os diretores do canal resolveram afastar Janaína de forma imediata, decidindo inicialmente uma suspensão de uma semana.

+A Força do Querer: Com Rubinho preso, Bibi desce do salto por bandido e detona policial: “Cachorra”

Por isso, ela que é apresentadora fixa da bancada do SporTV News, não comandou as edições matutinas do noticiário nesta última semana.

Chegou até mesmo ser debatido uma possível demissão da profissional. Mas, essa decisão, pelo menos, por hora, foi descartada. A ideia é que ela retorne à bancada do programa nesta segunda (23).

Bastante contrariada com a decisão, Janaína Xavier acabou questionando a direção do SporTV. Primeiro, ela se defendeu explicando que tratava-se apenas de um almoço informal com a amiga dos tempos de Curitiba, cidade natal de ambas.

+Jornalistas da CNN tem barraco e explodem um com o outro: “Medo de apanhar”

Depois, ela mostrou exemplos, exibindo prints de postagens nas redes sociais, de posicionamentos políticos mais enfáticos de colegas, querendo saber o motivo de apenas ela ter sido punida.

Diante disso, a cúpula da TV Globo não gostou da resposta da apresentadora, sendo obrigada a agir para evitar qualquer sinalização de que se tratava de algo pessoal.

JORNALISTAS ADVERTIDOS

Após as argumentações de Janaína, outros jornalistas do Grupo Globo que realizaram as postagens de cunho político também foram chamados. Para eles, uma pena mais “leve” foi usada. Eles assinaram uma advertência formal.

A situação não caiu muito bem nos bastidores do canal e incomodou boa parte da redação. Com a saída de Janaína Xavier do programa esportivo do SporTV, os apresentadores Igor Rodrigues e Ana Helena Goebel se revezaram na apresentação das edições do SporTV News.

Ao UOL Esporte, Janaína confirmo o seu afastamento do canal esportivo, dizendo preferir não comentar o assunto.

Janaína Xavier em foto, ao lado de candidata a prefeita e do namorado (Foto: Reprodução)
Janaína Xavier em foto, ao lado de candidata a prefeita e do namorado (Foto: Reprodução)

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Bruno Silva

Bruno Silva é paraibano e atua na área como redator desde 2013, sempre trazendo notícias aos leitores com muita responsabilidade.