Bolsa Família: confira tudo sobre o benefício

Bolsa Família: confira tudo sobre o benefício

Para comemorar soltando fogos: 2 GRANDES mudanças no Bolsa Família em 2024 com reajuste e novos valores

Segurados do Bolsa Família comemoram novidades para 2024 (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)
Beneficiários do Bolsa Família comemoram novidades para 2024 (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Descubra AGORA o que vai mudar no Bolsa Família em 2024

Como muitos sabem o Bolsa Família é o principal programa social do Governo Federal. Ele que completou 20 anos de existência agora em outubro de 2023, é o maior responsável pela distribuição de renda e a erradicação da miséria e da fome.

Agora, duas GRANDES mudanças no programa social, com possível reajuste e novos valores estão deixando milhares de beneficiários soltando fogos de artificio.

Mudanças impactantes

De acordo com o portal BMC News, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, os critérios de elegibilidade para o programa deverão passar por reajustes de forma anual e acompanhando os valores vigentes do salário mínimo e padrões internacionais.

Como muitos sabem, o salário mínimo aumentará em 2024, sendo assim o valor do benefício também tende a ser reajustado conforme esse novo valor, o que será ótimo para os beneficiários.

Atualmente, o público-alvo do benefício são famílias com renda per capita mensal de até R$ 218. A intenção do governo federal, de acordo com Wellington Dias, é ampliar o alcance do Bolsa Família, aumentando seu limite de renda anual.

Veja também

Sendo assim, a ideia é beneficiar um número ainda maior de famílias.

Apesar da projeção e tendência, levando em conta a proposta do Orçamento para 2024, não há uma previsão oficial de aumento no valor do Bolsa Família para o próximo ano.

Porém, conforme informado pelo Ministro, eventuais reajustes serão discutidos no ano seguinte, com vistas a uma implementação em 2025.

Como essa ampliação será feita e quais são as outras medidas?

De acordo com o próprio Wellington Dias, a atualização cadastral será usada como uma das principais medidas para eliminar distorções e ampliar a base de beneficiários.

O ministro ressaltou a intenção de não deixar ninguém de fora por questões financeiras, reforçando a importância da renda como fator determinante para estas mudanças.

Além do reajuste do limite de renda e do aumento do número de beneficiários, outras medidas estão sendo discutidas para melhorar o programa.

Uma dessas ações é a elaboração de um plano para combater a evasão escolar observada em determinadas séries do ensino médio.

O ministro afirmou que estão sendo debatidas medidas que incluem:

  • A criação de uma bolsa e uma poupança para incentivar a frequência e a aprovação ao final de cada ano letivo.
  • Implementação de uma abordagem que una poupança e crédito para fortalecer a iniciativa.

De acordo com Wellington Dias, é esperado que o presidente Lula tome uma decisão sobre as propostas ainda nesse fim do ano de 2023.

A ideia é que as mudanças no Bolsa Família continuem a promover a redução da desigualdade social e a melhor qualidade de vida para as famílias brasileiras.

🚨 Substitutos de Ana Maria batem boca + Ator diz que foi humilhado pela Globo + Adeus Rodriguinho?

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Lennita Lee

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida. Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ... Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.