Mundo Novelas TV Foco

Maria do Bairro ou a Usurpadora? Saiba quais são as novelas mais reprisadas na história da televisão brasileira

As novelas mais reprisadas da televisão brasileira (Foto: reprodução)
As novelas mais reprisadas da televisão brasileira (Foto: reprodução)

Devido ao sucesso na exibição original muitas vezes as emissoras resolvem reprisar novelas que acabaram virando clássicos da televisão, mas algumas vezes isso passou dos limites; veja

Assistir novelas é um hábito muito comum no Brasil desde antes mesmo do início da televisão. Ainda na era do rádio o gênero radionovela já eram um sucesso e esse hábito passou de geração por geração e nos acompanhou até os dias atuais.

Devido ao grande sucesso de uma novela na sua exibição original, é comum o canal em questão fazer uma reexibição da trama, algumas vezes mudando o horário ou mesmo encurtando os capítulos para deixar somente os melhores momentos.

No SBT por exemplo, a primeira novela reprisada foi Carrossel, na década de 90, reexibida apenas um ano depois de seu término. A emissora de Silvio Santos é quem detém o recorde de exibições em uma mesma obra, e dispara na frente das concorrentes quando o assunto é reprise.

1. A usurpadora

A Usurpadora (Foto: reprodução/SBT)
A Usurpadora (Foto: reprodução/SBT)

Há mais de 20 anos, ‘A Usurpadora’ estreava as pressas na grade do SBT e sem grandes pretensões acabou se tornando um clássico. A trama protagonizada por Gabriela Spanic foi reexibida em mais de 20 países e só no no Brasil foi reprisada sete vezes.

A exibição original aconteceu em 1999, e devido ao grande sucesso, já em 2000 recebeu sua primeira reprise. Empatada com a segunda colocada no número de reexibições, ela acaba sempre sendo um grande sucesso de audiência e é um dos coringas da emissora quando é necessário alavancar a audiência vespertina.

2. Maria do Bairro

a novela Maria do Bairro (Foto: reprodução/SBT)
Maria do Bairro (Foto: reprodução/SBT)

Encerrando a trilogia das Marias, ‘Maria do Bairro’ estreou em território nacional ainda em 1997. A novela protagonizada por Fernando Colunga e Thalia também obteve o assustador número de sete reprises e é um clássico, tanto no seu país de origem, o México, quanto no Brasil pela emissora de Silvio Santos. Vale lembrar que assim como ‘A Usurpadora’ a trama foi sucesso de audiência em todas as vezes que foi exibida e pode ser cogitada novamente para as novelas da tarde.

3. Marimar

a novelaMarimar (Foto: reprodução/SBT)
Marimar (Foto: reprodução/SBT)

Mais uma novela protagonizada pela estrela mexicana Thalia, Marimar estreou no SBT em 1996 e depois disso já ganhou quatro reprises na grade da emissora. Além disso, ela também já foi exibida pela emissora paga CNT, totalizando cinco reprises no país.

Produções nacionais

Escrava Isaura

A versão da RecordTV da novela ‘Escrava Isaura’ protagonizada pela atriz Bianca Rinaldi estreou na emissora em 2004 e ajudou o canal a reestruturar seu núcleo de teledramaturgia, devido ao grande sucesso da obra. Já em 2005 ela ganhou sua primeira reprise, em um novo horário, e anos depois mais suas reexibições foram feitas pela emissora. O canal de televisão pago Fox Life também já reprisou a trama totalizando então quatro reprises.

Pantanal

Pantanal (Foto: reprodução)
Pantanal (Foto: reprodução)

Exibida pela primeira vez em 1990, a novela que foi sucesso na extinta TV Manchete ganhou duas reprises pela própria emissora em 1991 e em 1998. Um fato curioso sobre ‘Pantanal’ é que durante a segunda reexibição a emissora tinha acabo de ser vendida, e devido a isso a reprise foi concluída pela RedeTV. Anos depois o SBT reexibiu a obra em meados de 2008.

 

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

João Paes

Estudante de Publicidade e Propaganda, amante de cultura pop, reality shows, séries e música.