Assassinato, câncer e AVC: Vale Tudo, fenômeno da Globo, tem elenco devastado com 7 perdas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

25/10/2024 8h20

7 min de leitura

Imagem PreCarregada
Elenco de Vale Tudo perdeu 7 estrelas de formas devastadoras (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Globo)

Relembre 7 nomes que brilharam na novela “Vale Tudo”, fenômeno da Globo mas que infelizmente nos deixaram após doenças devastadoras e eventos trágicos

A novela “Vale Tudo” foi uma das obras da dramaturgia mais icônicas da televisão brasileira, exibida originalmente em 1988, pela Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, a trama explora temas como corrupção, ética, ganância e as complexidades da sociedade brasileira.

A história gira em torno de Maria de Fátima (Glória Pires), uma jovem ambiciosa que não mede esforços para alcançar o sucesso, em contraste com sua mãe, Raquel Accioli (Regina Duarte), uma mulher honesta que luta para se manter fiel aos seus princípios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outros personagens marcantes incluem Odete Roitman (Beatriz Segall), a inesquecível vilã que simboliza o poder e a frieza da alta sociedade, e Ivan Meireles (Antônio Fagundes), cujo qual vive um romance conturbado com Raquel.

Thumbnail Video Youtube

Vale mencionar que a morte de Odete Roitman, um dos maiores mistérios da novela, se tornou um momento clássico da teledramaturgia.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Tanto é que na época, pelas ruas, a pergunta que mais tarde virou bordão era apenas uma:Quem matou Odete Roitiman“?

Nomes que se foram

Infelizmente, muitos desses nomes que ajudaram a abrilhantar essa trama tão marcante já se foram, deixando um vazio enorme tanto no coração de fãs como nos corredores da emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim e inspirados em informações do portal Jornal DCI, a equipe do TV Foco, especializada em dramaturgia, separou 7 desses nomes para relembrarmos juntos:

1- Beatriz Segall:

Conforme mencionado acima, Beatriz Segall interpretou a inesquecível personagem Odete Roitman, uma matriarca toda poderosa que assumiu o grupo Almeida Roitman com mãos de ferro após a morte do marido:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Beatriz Segall faleceu em setembro de 2018, aos 92 anos de idade, vítima de problemas respiratórios. Ela estava internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, há cerca de duas semanas quando morreu.
  • No entanto, seu último trabalho em novelas foi a produção Lado a Lado, da Globo, aonde deu vida à Madame Besançon na história, a patroa da protagonista Isabel (Camila Pitanga), uma senhora francesa rica.
http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Beatriz Segall (Foto Reprodução/Globo)

2- Fernando Almeida:

O ator Fernando Almeida interpretou o jovem Gildo na trama, um garoto de rua desamparado que era acolhido e ajudado por Raquel (Regina Duarte), que se tornava protetora e amiga do rapaz:

  • Na época do folhetim, ele tinha 14 anos de idade. Infelizmente Fernando morreu em abril de 2004, aos 29 anos de idade, vítima de um assassinato.
  • O crime ocorreu em Realengo, no Rio de Janeiro, na saída de uma baile funk.
Fernando Almeida (Foto Reprodução/Montagem/Memória da Tv)
Fernando Almeida (Foto Reprodução/Montagem/Memória da Tv)
  • Entretanto, conforme informado pela polícia na época, ele acabou envolvido em uma confusão no evento e foi morto por dois homens que estavam na festa.
  • Fernando Almeida estava longe das novelas desde 2001, quando atuou em A Padroeira.

3- Cláudio Corrêa e Castro:

Veterano das telinhas, o ator Cláudio Corrêa e Castro foi o personagem Bartolomeu na novela Vale Tudo, o pai de Ivan (Antonio Fagundes).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na trama, o personagem era um redator em um jornal decadente que sofria para se adaptar a modernidade:

  • Cláudio Corrêa e Castro faleceu aos 77 anos de idade em agosto de 2005, em decorrência de falência múltipla de órgãos.
  • Sua última novela foi Senhora do Destino (2004), em que interpretou o personagem Afonso.
  • Porém, antes disso, ele trabalhou em Chocolate com Pimenta, como o sovina Klaus, trama que foi reprisada Globo entre 2022 e 2023.
http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Claudio Correa e Castro (Foto: Reprodução/Internet)

4- Zeni Pereira:

A atriz Zeni Pereira interpretou Maria José, a Zezé. Ela era empregada na casa de Bartolomeu, papel de Cláudio Corrêa e Castro:

  • A artista faleceu em março de 2002, aos 77 anos de idade, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
  • Sua última novela foi a novela Patria Minha (1994 – 1995), em que viveu a cozinheira Isaura.
  • Anteriormente, ela apareceu também no programa Você Decide (1992 – 1993) e nas minisséries Anos Rebeldes (1992) e no filme O Pagador de Promessas (1988).
http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Zeni Pereira (Foto: Reprodução/ Internet)

5- Sebastião Vasconcelos:

Sebastião Vasconcelos interpretou Salvador em Vale Tudo, o pai de Raquel (Regina Duarte) e avô de Maria de Fátima (Gloria Pires).

Na história ele era funcionário da Receita Federal em Foz do Iguaçu, um homem íntegro que morria logo no começo da trama, o que desencadeava vários acontecimentos no folhetim:

  • Sebastião Vasconcelos morreu aos 86 anos de idade, em julho de 2013, em decorrência de choque séptico.
  • Ele estava internado na época no Hospital Israelita Albert Sabin (Hias), na Zona Norte do Rio de Janeiro, por conta de uma pneumonia.
Sebastião Vasconcelos (Foto: Reprodução/ Internet)
Sebastião Vasconcelos (Foto: Reprodução/ Internet)
  • Seus últimos trabalhos foram na Record TV, as novelas Os Mutantes: Caminhos do Coração (2008) e Caminhos do Coração (2007 – 2008).
  • Antes disso, ele esteve e Cabocla (2004), na Globo, atualmente reprisada pelo “Vale a Pena Ver de Novo”.

6- Adriano Reys :

Adriano Reys interpretou Renato Filipelli em Vale Tudo, um simpático e chique diretor da revista Tomorrow, muito sofisticada.

Na trama, também era primeiro de Marco Aurélio, personagem de Reginaldo Faria, o vice-presidente do grupo Almeida Roitman:

  • O ator morreu aos 78 anos de idade em novembro de 2011, vítima de um câncer no fígado e no peritônio.
http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Adriano Reys câncer (Foto: Reprodução / TV Globo)
  • Além disso, o ator estava internado há 10 dias no Hospital Copa D’Or, na Zona Sul do Rio, na época.
  • Entretanto, seu último trabalho foi na Record, a novela Promessas de Amor (2009).

7- Pedro Paulo Rangel:

Pedro Paulo Rangel viveu Adálio, o irmãos de Aldeíde (Lilia Cabral). Ele era um homem muito bondoso, até demais, e só via o lado bom das coisas.

Devido ao seu bom humor, ele era apelidado de Poliana. Ao longo da história, virava um grande amigo de Raquel (Regina Duarte).

  • O ator Pedro Paulo Rangel faleceu em dezembro de 2022, aos 74 anos de idade, vítima de insuficiência respiratória.
http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Pedro Paulo Rangel (Foto: Reprodução / TV Brasil)
  • Ele estava internado desde outubro daquele ano por conta do tratamento de uma doença pulmonar.
  • Seus últimos projetos na televisão foram Independências (2022), Prata da Casa (2017), 3 Teresas (2014), Por Isso Eu sou Vingativa (2014) e o filme O Concurso (2013).

Quando o remake de Vale Tudo estreia na Globo?

Agora, mais de 30 anos após sua estreia, a Globo já confirmou e anunciou o remake da trama gerando grande expectativa entre os fãs.

Com atualizações para refletir a sociedade contemporânea, o novo remake promete reviver a tensão e os dilemas morais da novela original, trazendo de volta a discussão sobre “se vale tudo para vencer na vida”.

Por fim, o remake de “Vale Tudo” estreia em 2025 em comemoração aos 60 anos da emissora, com adaptação de Manuela Dias.

Para saber mais sobre o remake de Vale Tudo, clique aqui*

Conclusões finais:

Em suma, a novela “Vale Tudo” marcou uma geração e deixou um legado que se mantém vivo até hoje.

  • A trama, que abordou temas atemporais, continua a ser relevante para o público.
  • Sendo assim, relembramos os atores que fizeram parte da versão original e que, infelizmente, já nos deixaram.
  • A nova versão, prevista para 2025, promete homenagear esses artistas e apresentar a história a um novo público.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.