Até Evaristo Costa zomba com campanha da Globo defendida por Bonner: “Já entendi, celular deitado”


William Bonner e Evaristo Costa (Foto: Reprodução/Globo)
William Bonner e Evaristo Costa (Foto: Reprodução/Globo)
William Bonner e Evaristo Costa (Foto: Reprodução/Globo)

A campanha Que Brasil você quer para o futuro?, da Globo, vem dando o que falar. Depois de ter virado piada até entre o alto-escalão da Globo e inspirar um movimento de boicote, a iniciativa da emissora tem sido ironizada nas redes sociais. O motivo? A insistência dos repórteres e apresentadores para que o vídeo seja gravado na horizontal.

+BBB18: Com medo, Jaqueline revela com quem não quer ir pro paredão

Dentre eles, o âncora e editor-chefe do Jornal Nacional. A fala é repetida tantas vezes que já virou meme na internet. Até o ex-companheiro de jornalismo, Evaristo Costa, brincou com a situação. Ele postou um vídeo em que aparece deitado, com o celular filmando na vertical e brinca com a campanha de sua antiga emissora: “Já entendi, celular deitado.”.

Confira:

A campanha da TV Globo começou em dezembro, quando William Bonner pegou o gancho em uma reportagem durante exibição do “JN”, e dedicou alguns segundos para ensinar o público a filmar utilizando o smartphone.

Na internet, Bonner faz questão de defender o projeto da Globo para as Eleições de 2018. Nesta sexta-feira, aproveitando o embalo, o âncora decidiu comentar em uma foto de Sandra Annenberg no Instagram gravando um vídeo na horizontal, como pede todos os dias na TV, e foi rebatido com muitas dúvidas do público sobre o projeto.

“Adivinhem o que eu estava gravando no ‘Empurra-Empurra’ ?! Uma chance…”, escreveu Sandra Annenberg, em frente ao Monumento às Bandeiras, em São Paulo. O vídeo foi exibido nesta sexta-feira, no “Jornal Hoje”.

Bonner respondeu: “Que é melhor gravar com a câmera na horizontal porque a tela da TV é grande, o mundo é grande, a chance de dizer ao Brasil o que você espera do futuro é grande e quando você grava na vertical tudo fica ‘minimicropequenininhozinho’ para caber na telinha do Insta, na telinha do Face, na telinha do Twitter”. Em seguida, emendou: “Acertei?”.

Foi a deixa para vários seguidores de Sandra duvidarem do projeto. “Bonner, qual o verdadeiro propósito desta campanha da Globo? Nós, telespectadores, estamos com o pé atrás com isso… pelo menos os telespectadores pensantes”, escreveu uma internauta.

“Oferecer ao país um mosaico dos anseios dos cidadãos ao longo do ano. Uma oportunidade de verbalizar o que cada um quer e o que não quer para o nosso futuro. Nada de pé atrás. Ponha o braço à frente, faça o vídeo selfie e mande para a gente”, respondeu Bonner.

“Mas, Bonner, por que só fazer o vídeo em um ‘local bonito da sua cidade’ se há tantas outras cidades ou bairros desse país que as características deles são exatamente um cenário precário, favelas, ruas todas esburacadas. Creio que essa maquiagem da emissora não deveria ser imposta. Apenas deixar os telespectadores livres para mostrarem a sua realidade. Afinal, ‘qual o Brasil que você quer'”, perguntou outro seguidor.

“Você se engana. Ninguém fala em ‘lugar bonito’, mas em lugar que caracterize sua cidade, que permita reconhecê-la. Pelo bem ou pelo mal. Você escolhe! O vídeo é seu!”. O seguidor retrucou: “Creio que não viu todas as chamadas, até mesmo as que não estão no ‘JN’. Bom dia para o senhor!”.

“E o que a Globo vai fazer com esses vídeos? Vai resolver os problemas?”. Bonner: respondeu: “A Globo vai exibi-los. Vai amplificar as vozes dos cidadãos. Permitir a todo o público saber o que os brasileiros desejam para o futuro do País. Sejam eleitores, sejam candidatos. É a nossa missão: a comunicação”, encerrou.

Autor(a):