Tudo sobre uma proibição que acaba atingindo o Vale-Alimentação em cheio em 2025
No que diz respeito a todos os benefícios que são concedidos aos trabalhadores que exercem suas funções em regime CLT, sem dúvidas, o vale-alimentação é um dos mais amados pelos brasileiros.
Antes de mais nada, é importante explicar que, o Vale-Alimentação, em suma, se trata de um valor mensal pago pela empresa para que o trabalhador compre alimentos. Assim, é um benefício usado em supermercados, mercearias, padarias e outros estabelecimentos semelhantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, nesta quarta-feira, dia 26, é muito vital que todos fiquem cientes sobre a lei trabalhista em vigor em 2025 que traz proibição que acerta em cheio o Vale-Alimentação e pode acabar impactando o seu bolso no final do mês.
ENTENDA
Bom, de acordo com informações do portal Ponto Tel, acaba sendo proibido o desconto no fornecimento do auxílio-alimentação.
Em suma, essa prática se chamava deságio. Assim, tinha como principal objetivo diminuir o valor de um produto em comparação ao seu preço de mercado. Por exemplo, as empresas pagavam 90% do valor do auxílio e recebiam 100% do benefício.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2 lojas lacradas e terror de falência no RS: Rival da Riachuelo crava FIM em shoppings de Porto Alegre
R$13M pelos ares e Procon na porta: PROIBIÇÃO contra 2 itens mais amados da Nestlé em 2025
Gigante de n°1 encerra atividades após 23 anos em Recife, PE, e emite comunicado que devasta clientes em 2025
Agora, portanto, essa prática é proibida e, de acordo com a fonte, os custos de produtos alimentícios devem custar o valor normal. Assim, o trabalhador preservaria seu dinheiro e economizaria para outras despesas.
E por falar em proibição, existe ainda uma lista de coisas que você não pode comprar com o seu vale. Bem como:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Bebidas alcoólicas
- Cigarros e produtos de tabaco
- Cosméticos
- Eletrodomésticos
- Itens para a casa
- Combustíveis (como gasolina e etanol)
- Ferramentas
- Ração para animais
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE VALE-ALIMENTAÇÃO E VALE-REFEIÇÃO?
Como explicado acima, o VA usado para comprar alimentos in natura ou processados, como frutas, verduras, produtos de limpeza e outros itens para a casa.
Já no que se trata do Vale-Refeição, ele acaba sendo usado para comprar refeições prontas, como em restaurantes, lanchonetes, padarias e cafés. Dessa forma, é um benefício que auxilia o colaborador com os custos da alimentação durante uma jornada de trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONCLUSÃO
Por fim, para concluir, muita gente nem imagina, mas uma das práticas ruins dos fornecedores de auxílio-alimentação era o deságio. Essa palavra significa diminuir o valor de um produto em comparação ao seu preço de mercado. Assim, essa é uma proibição que atinge o benefício.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS SOBRE O FUTEBOL BRASILEIRO.