ATENÇÃO: Nunca faça isso no seu carro ou terá que lidar com sérias consequências

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

16/04/2023 17h19

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Dica para tem carro (Foto: Reprodução, Internet)

Ter um carro hoje em dia é super caro pois além dos altos valores e gasolina caras, algumas pessoas fazem isso, que é muito prejudicial

Para quem está aprendendo como dirigir um com câmbio automático, uma dica importante é: sempre mantenha na posição Drive, quando parar no semáforo. O neutro serve, basicamente, para pequenos deslocamentos emergenciais — como empurrar o carro para fora da via em uma pane seca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ficar mudando o seletor de marcha a cada parada pode danificar a transmissão, pois a tendência é que o motorista selecione Drive e acelere imediatamente assim que o semáforo abrir. Isso faz com que o câmbio do carro receba um “tranco” do motor acelerado, o que pode desgastar diferentes componentes do conjunto.

Dica para tem carro (Foto: Reprodução, Internet)

Dica para tem carro (Foto: Reprodução, Internet)

mudar o câmbio para “Neutro” em movimento é prejudicial?

Não se deve dirigir em Neutro, pois isso pode provocar acidentes, com risco de morte, e desgasta prematuramente os freios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em geral, as transmissões automáticas trazem, em conjunto com o motor, uma lógica própria para economizar combustível em situações de declive.

Quem explica é Cristiane Grecco, gerente de pesquisa e desenvolvimento da ZF. Segundo ela, o sistema reconhece o declive e, com o acelerador em modo de repouso, mantém o conversor fechado através da embreagem lock-up, conservando o motor conectado mecanicamente.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Com isso, o motor entra em cut-off, ou seja, não há injeção de combustível. “Colocar a transmissão em Neutro também pode gerar danos de componentes (rolamentos e engrenagens) por falta ou redução de lubrificação, isto é, haverá redução da vida útil da transmissão”, afirma.

Dica para tem carro (Foto: Reprodução, Internet)

Dica para tem carro (Foto: Reprodução, Internet)

É fato também que colocando a alavanca na posição N, o fluido hidráulico deixa de circular na caixa de transmissão. Isso acontece porque como a bomba hidráulica de fluido da caixa de câmbio trabalha em conjunto com o motor, no modo Neutro, ela conta com uma rotação muito baixa. Assim, trabalhando nessas circunstâncias, não é ideal para a correta lubrificação dos componentes internos e a prática constante pode fazer com que a durabilidade da vida útil do componente seja abreviada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, o que se deve fazer é sempre de colocar na posição N somente quando o carro estiver completamente parado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.