não pode mais
ATENÇÃO: Seu carro não pode mais ser apreendido em blitz e você precisa saber o que pode acontecer agora
10/05/2023 às 15h56
Você precisa saber o que pode acontecer agora que seu carro não pode mais ser apreendido em blitz
Um medo recorrente de todos os motoristas do país é de ter seu veículo apreendido, e o que poucos sabem, é que seu carro não pode mais ser apreendido em blitz e você precisa saber o que pode acontecer agora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com as mudanças ocorridas no Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, em 2016, muitos motoristas não se atualizaram quanto as novas regras e muitos ainda tem medo de ter seu veículo apreendido em blitz, pois a atual legislação não prevê mais a apreensão como penalidade, mas sim a retenção e a remoção do veículo em situações especificas.
É importante dizer que atualmente a lei diz, que quando o motorista é abordado e notificado numa blitz, está sendo feita apenas uma autuação, e o autuado ainda pode exercer seu direito de defesa antes da aplicação de multas ou outras penalidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda vale dizer que as medidas administrativas que substituíram a apreensão, na legislação de trânsito, são a retenção e a remoção de veículos, onde a retenção consiste na imobilização temporária do veículo para sanar uma irregularidade, como, por exemplo, ser parado por estar sem o cinto de segurança, onde se pode seguir após o colocar.
Já a remoção do veículo acontece quando este é levado, por meio de guincho, a um local específico, determinado pela autoridade de trânsito, que acontece geralmente quando se sabe a medida administrativa. Um exemplo onde se cabe essa medida, é quando o veículo esta com o licenciamento vencido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que preciso saber caso meu carro passe por retenção ou remoção?
Nessas horas, é importante saber de seus direitos, e no caso da retenção, a liberação do veículo deve ser imediata após a correção das irregularidades.
Já na remoção, o dono do veículo deve ser informado da decisão e receber todos os detalhes sobre as etapas e documentos necessários para a devolução do veículo.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau, Real: Nova moeda entra em vigor a milhares de brasileiros e Banco Central está ciente
● 4 dívidas que idosos acima dos 60 anos não precisam mais pagar: Telefone, gás, boletos e mais
● 192M pelos ares: Companhia aérea tão popular quanto a LATAM arma pedido de falência
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Rafael Silva
Eu sou Rafael Silva, tenho 28 anos e sou Arquiteto e Urbanista por formação pela Universidade Potiguar. Viciado em estar por dentro de tudo que acontece, sou Redator Web por vocação. Sempre foi apaixonado por escrita e leitura e me encontrei no mundo do entretenimento. Acompanho a vida dos famosos e celebridades diariamente pelos seus perfis das redes sociais e faço matérias sobre as fortunas dos artistas e suas mansões elegantes . Adoro jogar vídeo game e assistir séries e filmes. Minhas redes sociais são: [email protected]