Atividades encerradas: Shopping amado de SP abandonado em 2025 entristece paulistanos

Shopping popular da Zona Leste encerra atividades e acumula dívidas
Nesta terça-feira, 17, traremos detalhes sobre o fechamento de um shopping center popular na Zona Leste, de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O centro comercial teve suas atividades encerradas em 1994. Em 2025, o prédio permanece abandonado, mas novas propostas surgem com o objetivo de revitalizar o espaço.
Shopping Artur Alvim
Inaugurado em 1991, o Shopping Artur Alvim — conhecido carinhosamente como “Shopping Coquinho” — teve vida curta: funcionou apenas por três anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O prédio possui uma área construída de 27.243 metros quadrados e chegou a abrigar 171 lojas em pleno funcionamento.
Localizado entre os bairros Artur Alvim e Cidade A.E. Carvalho, o imóvel acumula mais de R$ 38 milhões em dívidas de IPTU, de acordo com o portal Desenvolve Itaquera.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Abandono e possível reformulação
O abandono do espaço gera impactos diretos, como aumento da proliferação de pragas, insegurança e desvalorização do entorno.
Desse modo, propostas surgem para revitalizar o antigo shopping para atender demandas urgentes da população local, como serviços de saúde, cultura e lazer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Propostas
No ano de 2024, a Frente Articulada pela Cultura e Moradia (Facim), realizou uma proposta para a restauração do local.
Porém, a Prefeitura de São Paulo considerou o projeto como “inviável”, pois a desapropriação dependeria de outros órgãos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ano de 2025, o movimento retornou com uma nova estratégia.
Desse modo, a proposta passou por uma reformulação e ganhou o apoio do Conselho Participativo Municipal (CPM) da Penha e agora será reavaliada pela Prefeitura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto prevê a criação de espaços voltados para cultura, saúde, lazer e outras políticas sociais que tragam benefícios diretos para os moradores.
Além disso, a mobilização segue ativa e o andamento da proposta pode ser acompanhado pela plataforma de participação social da Prefeitura, o Participe+.
Caso seja aprovada nas próximas fases, a iniciativa poderá integrar a Lei Orçamentária Anual de 2026, o que abriria caminho para sua execução.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.