Em estado terminal, astro do Zorra Total foi ameaçado por diretor: “Sacudiu na cara”

Astro máximo do Zorra Total, em estado terminal, acabou recebendo uma ameaça de um diretor, segundo relato da própria filha.

25/05/2025 6h00

6 min de leitura

Imagem PreCarregada
Astro do Zorra total, em estado terminal, recebeu uma "ameaça" de diretor (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita/Globo)

O fim amargo de um gênio do riso: Astro máximo do Zorra Total, em estado terminal, acabou recebendo uma ameaça de um diretor, segundo relato da própria filha

Símbolo do humor televisivo popular, um dos maiores astros do Zorra Total, humorístico da Globo, marcou gerações com sua presença imponente, humor elegante e domínio absoluto do timing cômico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, nos bastidores da TV Globo, onde ele reinou por décadas, o veterano humorista enfrentou, já debilitado por um câncer terminal, o que sua filha descreve como uma ameaça direta de um diretor da emissora.

Estamos falando de Paulo Silvino, cujo episódio narrado pela filha não apenas encerrou sua participação no “novo Zorra”, como ilustrou bem as tensões silenciosas que, por vezes, permeiam os bastidores da televisão brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Paulo Silvino interpretava o porteiro Severino, no Zorra Total (Foto: Reprodução/Globo)

Sendo assim, com base em informações do TV História, a equipe especializada em bastidores do TV Foco revela abaixo todos os desdobramentos dessa situação e o depoimento deixado pela filha desse saudoso e querido ator.

De Severino ao esquecimento: O artista e o programa que marcou uma geração

Lançado em 1999 como uma tentativa de resgatar o humor de esquetes para o horário nobre, o Zorra Total apostou em:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

  • Personagens caricatos;
  • Bordões repetitivos;
  • Linguagem popular.

Ingredientes que, embora alvo de críticas da elite cultural, garantiram audiência por mais de 15 anos.

Um dos responsáveis por essa longevidade foi justamente Paulo Silvino, o qual interpretava o porteiro Severino, conhecido pelo bordão “Cara, crachá”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Silvino não era um novato. Filho do compositor e radialista Silvino Neto, ele já integrava a engrenagem da TV Globo desde os anos 1970, passando por atrações como:

  • Balança Mas Não Cai;
  • Faça Humor, Não Faça Guerra;
  • Planeta dos Homens.

Estava entre os poucos humoristas que conciliavam apelo popular com respeito técnico nos bastidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mudança no humor

Em 2015, sob nova direção e em sintonia com os ventos do politicamente correto e da linguagem contemporânea, a Globo reformulou o Zorra Total, rebatizado apenas como Zorra.

O programa abandonou personagens fixos e bordões, optando por esquetes curtas e roteiros coletivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, essa mudança excluiu nomes veteranos como Agildo Ribeiro, Rogério Cardoso (já falecido à época) e Paulo Silvino, que viram seu espaço diminuir drasticamente.

Foi nesse contexto que, segundo Isabela Silvino, filha do ator, um episódio grave ocorreu.

O porteiro Severino ficou conhecido pelo bordão “Cara, crachá” (Foto Reprodução/Globo)
O porteiro Severino ficou conhecido pelo bordão “Cara, crachá” (Foto: Reprodução/Globo)

Em um fio no antigo Twitter – atual X- publicado em 2023 (posteriormente apagado), ela revelou que Paulo foi ameaçado por um diretor da emissora.

“Era uma vez um diretor que ficou irritado com uma entrevista que meu pai, Paulo Silvino, deu dizendo que colocaria cacos no texto de um programa novo” – Iniciou ela, que continuou:

“Esse diretor enfiou meu pai numa salinha. Nela, ele pegou a entrevista e sacudiu na cara do meu pai, dizendo: ‘No meu texto você não mexe.’ Se você fizer isso, aguente as consequências.”

Afastamento gradual

Porém, a denúncia feita por Isabela expôs não apenas uma humilhação pessoal, como também um mecanismo de retaliação velado.

Após o episódio, Paulo Silvino teve suas falas reduzidas a mínimas participações e, por fim, viu seu nome ser excluído dos créditos da atração sem aviso prévio.

Além do dano simbólico, o afastamento causou prejuízo financeiro.

Como a Globo costuma pagar um adicional aos artistas em exibição, Silvino passou a receber menos — em pleno tratamento contra um câncer no estômago e já em estado terminal.

Infelizmente, o ator faleceu em 17 de agosto de 2017:

“Meu pai me disse, quando eu disse a ele que ele precisava denunciar o que tinha acontecido: ‘Na minha vida, eu sempre esperei o tempo resolver. E ele resolve, minha filha. Você vai ver.”

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Paulo Silvino faleceu em agosto de 2017 (Foto: Reprodução/Internet)

Depressão e frustração:

O sentimento de frustração não era segredo entre os colegas. O ator Marcos Wainberg, que interpretava o chefe do personagem Severino, confirmou publicamente a decepção de Silvino.

“Ele se sentia colocado de lado, não fazia mais o trabalho dele, de estrela, de comediante. Passou a achar que fazia figuração. O Paulo estava em depressão, chateado, gravava quadro com uma fala só, nunca tinha passado por isso” – Revelou ao Programa do Fred, do canal Vox Filme TV.

Thumbnail Video Youtube

Wainberg resumiu o que muitos veteranos sentiram com a chegada da nova linguagem do humor televisivo: perda de função, apagamento e falta de transição respeitosa.

Manifestações da Globo e do diretor:

Apesar da repercussão dos tweets, nenhuma declaração pública foi emitida pelo diretor mencionado — cujo nome Isabela preferiu manter em sigilo.

A Globo, por sua vez, não respondeu oficialmente sobre o caso até o momento. Diante das especulações que circularam após a publicação, Isabela decidiu apagar os tweets:

“Deletei os tweets porque quem leu, leu. Lembrando que existem muitos tipos de diretores. E que está bem fácil o enigma. Só uma pessoa é a escrot@. E acho que todo mundo, pensando 5 segundos, pode deduzir. Obrigada.”

Postagem de Isabela Silvino no antigo Twitter, o X (Foto Reprodução/Redes sociais)
Postagem de Isabela Silvino no antigo Twitter, o X (Foto Reprodução/Redes sociais)

Quando o Zorra Total e o Zorra acabaram?

De acordo com o portal Wiki, o “Zorra Total” foi exibido até 2 de maio de 2015.

Depois disso, conforme dissemos no texto, o programa foi reformulado e passou a se chamar apenas “Zorra”, que foi ao ar de 9 de maio de 2015 a 5 de dezembro de 2020.

Conclusão:

A história de Paulo Silvino mostra como os bastidores de glamour também podem esconder pressões silenciosas, abusos de poder e isolamento institucional.

Mesmo com décadas de serviço à emissora, o ator foi silenciado no momento em que mais precisava de acolhimento.

Sua trajetória final expõe o desprezo com que a indústria, muitas vezes, trata seus veteranos — e como o medo de enfrentar figuras poderosas leva ao silêncio.

Mas o legado de Silvino sobrevive: não no rodapé de um crédito esquecido, mas na memória de milhões que repetiram seus bordões e sorriram com sua elegância cômica, até o último “cara, crachá”.

Mas, se você quer saber mais sobre histórias de outros artistas e por onde eles andam, clique aqui*

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.