CONFIRA

Descanso antes da idade mínima do INSS: Aposentadoria por contribuição tem a tabela ATUALIZADA pra quem tem 45+

20/06/2024 às 21h15

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Atualização da aposentadoria por contribuição pra quem tem 45+ (Foto: Reprodução/ Internet)

Tabela da aposentadoria por contribuição é atualizada e quem tem 45+ pode ter descanso antes da idade mínima do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos principais órgãos do Governo Federal, sendo o responsável pelo repasse das aposentadorias e pensões e benefícios previdenciários e assistenciais dos brasileiros. Agora em 2024, a autarquia chegou com importantes modificações nas regras de aposentadoria por contribuição, onde quem tem 45+ pode conseguir descanso antes de atingir a idade mínima.

Segundo o portal ‘Agência Gov’, desde 1º de janeiro de 2024, as normas de aposentadoria por tempo de contribuição foram alteradas. Na regra de transição por pontos da aposentadoria por tempo de contribuição, o somatório da idade mais o tempo de contribuição passou de 90 para 91 pontos para mulheres, e de 100 para 101 pontos para os homens

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com essa fórmula, é possível que cidadãos possam solicitar a aposentadoria sem critério de idade mínima, sendo para mulheres o exigido no mínimo 30 anos de contribuição e homens com 35 anos, tornando o acesso ao benefício mais fácil para quem tem um longo histórico de trabalho, fazendo com que essas pessoas descansem mais cedo, antes de atingir a idade mínima do INSS, que atualmente é 58 anos e 6 meses para mulheres e 63 anos e 6 meses para os homens.

Previdência Social - INSS (Foto: Reprodução -VestibulandoWeb)
Previdência Social – INSS (Foto: Reprodução -VestibulandoWeb)

Sendo uma grande vitória para as pessoas com 45+, principalmente as mulheres. No entanto, vale mencionar que, elas só conseguirão se aposentar sem idade mínima se tiverem começado a contribuir com 18 anos. Assim, se a mulher que se encaixa nessa regra começou com 18 e contribuiu por 30 anos, aos 48 ela pode dar entrada na aposentadoria.

Continua após o Veja Também

Veja também

INSS
Aposentadoria por contribuição tem tabela atualizada em 2024 (Foto: Divulgação/Internet)

Para ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição não há idade mínima, mas sim, período mínimo de contribuições, como já mencionado anteriormente. O mesmo para os homens, no entanto, sendo possível somente para os 50+, somando os 35 anos de contribuição, a idade, para que o cidadão possa ter sua aposentadoria concedida, sem idade mínima exigida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Regas para garantir a aposentadoria do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)
INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

O que é e para que serve o INSS?

Já se perguntou para o que serve o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Bom, ele desempenha um papel fundamental na administração dos pagamentos relacionados à aposentadoria e outros benefícios para os trabalhadores no Brasil.

O INSS atua como um órgão crucial para garantir a seguridade social dos trabalhadores brasileiros, oferecendo assistência financeira em várias situações, como aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio-doença, entre outros benefícios. Ele permite que milhões de brasileiros tenham direito a uma renda mínima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Carlos Alberto expõe afastamento de Silvio Santos + Davi vive novo inferno + Desfecho de Tralli na Globo    

Aposentadoria
aposentadoria por contribuição
INSS
Larissa Caixeta

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.