urgente

Nova idade mínima, lista de doenças atualizada e aumento: Aposentadoria do INSS tem 3 viradas em 2024

18/04/2024 às 15h30

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
INSS / Idosos no INSS - Montagem TVFOCO

Simplesmente a aposentadoria do INSS tem 3 viradas em 2024

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção de servidores públicos. Diante disso, três grandes viradas do INSS foram confirmadas neste ano de 2024.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Assim, com uma nova idade mínima, lista de doenças atualizada e aumento salarial, nesta quinta-feira (18), vocês irão conferir todos os detalhes sobre os assuntos.

Bom, segundo informações do portal E Investidor, as regras da Reforma da Previdência que tratam da idade mínima determinam que ela deva também é progressiva para os trabalhadores ativos em 2019, aumentando seis meses de contribuição a cada ano.

Dito isso, neste ano de 2024 a idade mínima para as mulheres se aposentarem sobe para 58 anos e 6 meses. Para os homens, será de 63 anos e 6 meses. Esses valores irão subir progressivamente até chegar na idade limite, de 62 para elas em 2031 e 65 para eles em 2027.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Já de acordo com informações do portal Migalhas, a lista de doenças que concede direito a aposentadoria no INSS, foi atualizada.

Veja também

Antes de mais nada é importante destacar que para ter direito ao auxílio doença é necessário preencher alguns requisitos:

Qualidade de segurado: O solicitante deve possuir a qualidade de segurado, que está vinculada ao pagamento regular das contribuições ao INSS.
Incapacidade comprovada: É essencial comprovar, por meio de perícia médica, a incapacidade para exercer o trabalho habitual ou atividade por mais de 15 dias consecutivos.
Carência de 12 contribuições: Em regra, é necessário cumprir a carência, que consiste em ter realizado pelo menos 12 contribuições mensais ao INSS. Em caso de acidente de qualquer natureza ou acidente de trabalho essa carência é isenta.

Confira a seguir, algumas doenças que dão direito ao benefício:

Câncer;
Tuberculose ativa;
Hanseníase;
Alienação mental;
Paralisia irreversível e incapacitante;
Cardiopatia grave;
Mal de Parkinson;
Espondiloartrose anquilosante;
Nefropatia grave;
Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);
Síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS);
Contaminação por radiação;
Hepatopatia grave.

E por fim, mas não menos importante, vamos finalizar falando sobre um tão esperado aumento. Como todos sabem, o aumento salarial anual é um assunto frequentemente debatido, especialmente quando vai se aproximando o começo do ano, onde ocorrem diversas mudanças nesta área.

Qual é o valor do salário de um aposentado no Brasil?

Dito isso, neste ano de 2024, o salário mínimo nacional contou com aumento logo no mês de janeiro. Dessa forma, os aposentados e pensionistas do INSS também estão usufruindo do novo valor.

O novo salário mínimo para o ano de 2024 foi aprovado pelo Congresso Nacional no dia 27 de dezembro, no valor de R$ 1.412,00 e já está vigente no Brasil, portanto, sendo considerado por muitos como uma verdadeira vitória.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração. Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.