Globo

Globo

Autores se rebelam contra a Globo e detonam bastidores sórdidos: Abandono, vício e briga com atriz

Estúdios Globo, onde são grvaadas as novelas
Estúdios Globo, onde são grvaadas as novelas (Foto: Reprodução)

Autores de novelas da Globo expõe bastidores traumáticos

A Globo é, sem dúvidas, uma referência nacional quanto a produções de telenovelas. A emissora já produziu centenas de obras, muitas delas, premiadas internacionalmente. Mas muitos autores já ficaram descontentes com as tramas que foram obrigados a escrever.

De acordo com uma apuração do portal TV História, vários escritores famosos da Globo se rebelaram contra suas próprias obras e falaram abertamente sobre os bastidores sórdidos de novelas que detestaram fazer ao livro ‘A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo’.

Benedito Ruy Barbosa, por exemplo, foi um dos autores que odiou fazer determinada novela. O autor de “Pantanal” (1990), da extinta TV Manchete, e também famoso por “Terra Nostra” (1999-2000), da Globo, disse ter odiado fazer a novela “Voltei pra Você” (1983-1984).

O autor afirmou, em depoimento para o livro, que a trama quase o levou para o vício do álcool e que só conseguiu terminar a novela depois de beber muito. “Escrevi uma novela para um elenco que não tinha escolhido, ambientada em um cenário que não era o meu. Se não me engano, tomei uns 75 litros de vodca para terminar essa novela. Pergunta para a minha mulher. Ela guardou todas as garrafas para me mostrar no final da novela. Quando vi, nem acreditei”, contou o novelista.

+Christiane Torloni assume relação de anos após surgir aos beijos com famosa: “Princesa”

Lauro César Muniz, outro grande autor de tramas famosas da Globo, detonou em uma situação que viveu na trama “Os Gigantes” (1979). Fracasso de audiência e chegando ser demitido da emissora, ele teve um quebra-pau com a atriz, Dina Sfat  (1938-1989).

Lauro César Muniz declarou ao livro: “Era uma novela mórbida, pesada, infeliz. Dina Sfat rompeu comigo. Ela chegava no estúdio, pegava o script, jogava no chão e sapateava em cima: ‘Não vou fazer essa droga de jeito nenhum’, ela gritava”, contou o autor.

Porto dos Milagres quase fez Aguinaldo Silva abandonar a carreira de autor
Porto dos Milagres quase fez Aguinaldo Silva abandonar a carreira de autor (Foto: Reprodução/ Globo)

+Muito discreto, Alexandre Pires assume com quem é casado há anos e declara sentimentos: “Meu amor”

ABANDONO DE CARREIRA

Enquanto isso, outro autor famoso, Aguinaldo Silva,  chegou até a pensar em deixar sua carreira de lado pelo trauma que foi trabalhar em “Porto dos Milagres” (2001). “Foi uma novela bastante traumática para mim. Sabe essa coisa de diretor que não sabe fazer? Pois é. Depois de ‘Porto’, pensei até em não escrever mais novelas. Virei para a Globo e disse: ‘Estou de saco cheio, não quero mais”, declarou o autor.

Aguinaldo Silva estava descontente com os rumos da novela e parecia que era igual a tudo que já tinha feito. “Eu estava realmente em crise. Eu achei que Porto dos Milagres era uma repetição de todas as novelas que eu já tinha feito”, disse ele, sobre o processo de criação da trama.

Veja também

VÍDEO YOUTUBE: Faustão é MENOSPREZADO pela Band e Apresentadora da Globo é espancada

Quem escreve

Gustavo Melo

Apreciador da cultura pop das décadas passadas e muito antenado no mundo atual das celebridades, sou ainda um cinéfilo crítico, colecionador de filmes, livros e discos de vinil. SBTista de coração, Chespirito formou meu caráter e bom humor.

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários