Globo

Globo

Abandono de carreira, vício mortal e briga com atriz: Autores se rebelam contra a Globo e detonam bastidores sórdidos

Autores da Globo falaram sobre bastidores sórdidos das novelas
Estúdios Globo são a sede da dramaturgia do canal no Rio de Janeiro- Foto: Divulgação

Vários dos principais autores da Globo revelaram as novelas que mais detestaram fazer

Referência na dramaturgia brasileira, a Globo já produziu inúmeras obras primas com suas novelas internacionalmente premiadas. No entanto, a emissora carioca também já fez algumas tramas que quase levaram seus autores à loucura.

Em um levantamento feito pelo TV História, vários escritores renomados da Platinada se rebelaram contra suas próprias obras e falaram abertamente sobre os bastidores sórdidos de novelas que detestaram fazer ao livro ‘A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo’.

Benedito Ruy Barbosa, se tornou praticamente um “imortal” da dramaturgia por conta da primeira versão de Pantanal, ainda para a TV Manchete. Na Globo, ele odiou fazer a novela ‘Voltei pra Você’, exibida entre 1983 e 1984.

Em depoimento ao livro, o próprio autor disse que quase se entregou para o vício mortal em álcool e que só conseguiu terminar a novela depois de beber 75 litros de vodka.

Benedito Ruy Barbosa- Foto: Reprodução-Globo
Benedito Ruy Barbosa- Foto: Reprodução-Globo

“Escrevi uma novela para um elenco que não tinha escolhido, ambientada em um cenário que não era o meu. Se não me engano, tomei uns 75 litros de vodca para terminar essa novela. Pergunta para a minha mulher. Ela guardou todas as garrafas para me mostrar no final da novela. Quando vi, nem acreditei”, contou Benedito na ocasião.

Veja também

Outro autor histórico, Lauro César Muniz passou por uma situação complicada em Os Gigantes (1979), com a fracasso da novela das oito que derreteu a audiência da Globo, ele até foi demitido da emissora na época e relembrou um quebra-pau com Dina Staf, que protagonizava a trama.

“Era uma novela mórbida, pesada, infeliz. Dina Sfat rompeu comigo. Ela chegava no estúdio, pegava o script, jogava no chão e sapateava em cima: ‘Não vou fazer essa droga de jeito nenhum’, ela gritava”, contou Muniz.

Os Gigantes teve discussão entre protagonista e autor na Globo
Os Gigantes teve discussão entre protagonista e autor na Globo- Foto: Reprodução

Já Aguinaldo Silva, autor de sucessos recentes com Império (2014), cogitou seriamente abandonar toda sua carreira devido ao trauma que foi trabalhar em Porto dos Milagres, ainda em 2001.

“Porto dos Milagres foi uma novela bastante traumática para mim. Sabe essa coisa de diretor que não sabe fazer? Pois é. Depois de ‘Porto’, pensei até em não escrever mais novelas. Virei para a Globo e disse: ‘Estou de saco cheio, não quero mais”, declarou o autor, que escreveu a trama junto com Ricardo Linhares.

Porto dos Milagres quase fez Aguinaldo Silva abandonar a carreira de autor- Foto: Reprodução-Globo
Porto dos Milagres quase fez Aguinaldo Silva abandonar a carreira de autor- Foto: Reprodução-Globo

Eu estava realmente em crise. Eu achei que Porto dos Milagres era uma repetição de todas as novelas que eu já tinha feito“, completou o veterano, citando as dificuldades que envolvem o processo de criação.

VÍDEO YOUTUBE: Silvia Poppovic expõe luta contra o CÂNCER e Eliana fala de saída do SBT

Assuntos

GloboNovelas

Quem escreve

Erick Martins

Recém formado em jornalismo, costumo escrever sobre programação de TV, esportes, bastidores e tudo que engloba o mundo dos famosos de maneira leve e direta.

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários