Notícias do Mundo

Auxílio Emergencial: confira como saber se você vai ou não receber o benefício

Auxílio Emergencial deve começar a ser pago próxima semana (Foto: Reprodução)
Auxílio Emergencial deve começar a ser pago próxima semana (Foto: Reprodução)

Nem todos que receberam o Auxílio ano passado, vai ter direito as novas parcelas

A partir do dia primeiro de abril, o trabalhador informal vai ter como saber se irá ou não receber o Auxílio Emergencial 2021. O Ministério da Cidadania diz que a elegibilidade ao Auxílio Emergencial 2021 está sendo analisada pela Dataprev e a estimativa é de que a partir de 1º de abril, cada cidadão irá poder verificar o resultado no Portal de Consultas da Dataprev, o mesmo usado ano passado.

No site o beneficiário irá ter que informar dados como nome completo, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), nome da mãe e data de nascimento.O ministério ainda lembra que as novas regras do auxílio emergencial não permitem novos cadastros. “O auxílio emergencial 2021 será concedido ao trabalhador que estava recebendo, em dezembro de 2020 e que cumpra as regras publicadas na Medida Provisória 1039”, fala o texto.

Este ano, o Auxílio Emergencial deve ser pago a 45,6 milhões de pessoas a partir de abril. Em 18 de março, foi divulgada as regras que definem quem tem direito a receber o auxílio. O mesmo este ano será limitado a uma pessoa por família e os valores vão variar entre 150, 250 e 375 reais.

Os primeiros a receber vão ser os beneficiários do Cadastro Único e o calendário completo de pagamentos (depósitos e datas para saque em dinheiro) será divulgado pelo Ministério da Cidadania e pela Caixa Econômica Federal (CEF), que vai ser a responsável pelos pagamentos. Isso deve acontecer muito em breve.

SAIBA COMO SERÁ PAGO O AUXÍLIO

Assim como o ano passado, o calendário vai ser escalonado pelo mês de nascimento do beneficiário e será dividido em duas etapas, depósito em Conta Poupança Social Digital (movimentada pelo aplicativo Caixa Tem) e datas para saques e transferência para contas de outros bancos.

As datas, vale salientar, para este público ainda não foram divulgadas. Já aos beneficiários do Bolsa Família, a primeira parcela do auxílio emergencial 2021 será paga a partir do dia 16 até o dia 30 de abril, de acordo com o final do NIS.

Pagamento do Auxílio Emergencial começa dia 16 de abril para beneficiários do Bolsa Família (Foto: Reprodução)
Pagamento do Auxílio Emergencial começa dia 16 de abril para beneficiários do Bolsa Família (Foto: Reprodução)

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Bruno Silva

Bruno Silva é paraibano e atua na área como redator desde 2013, sempre trazendo notícias aos leitores com muita responsabilidade.