Notícias do Mundo

Auxílio Emergencial libera saques a partir de hoje; novo prazo para contestação é aberto

Prefeito do Rio anunciou Auxílio Carioca para famílias carentes (Foto: Reprodução)
Auxílio Emergencial já liberou os saques para nascidos em janeiro (Foto: Reprodução)

Auxílio Emergencial 2021 ainda está em sua primeira rodada de pagamento

Foi liberado nesta sexta-feira (30), o saque da primeira parcela do Auxílio Emergencial deste ano. A partir de hoje, estão autorizados apenas a fazer o saque os nascidos no mês de janeiro. A antecipação dos saques foi confirmada pelo governo federal e pela Caixa no dia 15 de abril, antes a retirada estava programada para ser iniciada apenas em 4 de maio.

A antecipação permite que todos os beneficiários realizem transferência e saques da primeira parcela até o dia 17 de maio. No calendário anterior, a última data de saque estava prevista para o dia 4 de junho. A Caixa então, orienta os beneficiários com dúvidas sobre o Auxílio Emergencial a ligarem na central telefônica 111, que funcionada de segunda a domingo, das 7h às 22h, ou pelo site.

O auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. O valor pago médio é de 250 reais, variando de 150 a 375, a depender do perfil do beneficiário e da composição de cada família.

NOVO PRAZO

A Dataprev disponibilizou um novo prazo de contestação, para quem teve o auxílio negado. Agora, o novo período é exclusivo para trabalhadores informais, MEIs, desempregados e inscritos no Cadastro Único que foram considerados inelegíveis no resultado divulgado na última segunda (26).

O grupo tem a chance de pedir a nova análise com bases mais atualizadas de seus dados entre os dias 27 e 06 de maio. Antes de contestar o auxílio emergencial negado, o cidadão deve acessar o portal de consultas da Dataprev, para verificar a situação do benefício. Se ao realizar a consulta e ver que está inelegível, o cidadão vai ter o prazo de 10 dias corridos para fazer a contestação do benefício negado.

O novo lote de aprovados para receber as parcelas do Auxílio Emergencial 2021 divulgado em 26 de abril é composto por 206.126 famílias, sendo 142.531 mil beneficiários que moram sozinhos e vão receber a parcela de menor valor, 150 reais, 39.719 famílias compostas por mais de uma pessoa 250 reais, e 23.876 mulheres chefes de família que vão receber a parcela mais alta, 375 mil reais.

Pagamento do auxílio emergencial começará na terça-feira (Foto: Reprodução)
Dataprev deu novo prazo para contestação (Foto: Reprodução)

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Bruno Silva

Bruno Silva é paraibano e atua na área como redator desde 2013, sempre trazendo notícias aos leitores com muita responsabilidade.