Notícias do Mundo

Auxílio Emergencial: veja como saber se você tem direito aos novos pagamentos do benefício

Auxílio Emergencial divulgará os beneficiários das novas parcelas a partir do dia 1º de abril (Imagem: Reprodução)
Auxílio Emergencial divulgará os beneficiários das novas parcelas a partir do dia 1º de abril (Imagem: Reprodução)

Ao total serão quatro novas parcelas do Auxílio Emergencial pagas pelo governo

Semana passada foi oficializada a volta do Auxílio Emergencial, depois de muito entrave e muita discussão. Dessa vez, o benefício criado pelo governo federal, irá inicialmente ter quatro meses de pagamentos, com valores bem menores que no ano passado, e também com um índice inferior de beneficiários.

Depois do anúncio da retomada do programa ser realizado, milhares de brasileiros aguardam para saber se vão ter direito às novas cotas do benefício ou não. Na sexta-feira (19), o Ministério da Cidadania trouxe detalhes de quando os brasileiros vão saber se serão contemplados.

De acordo com a pasta, a elegibilidade do Auxílio Emergencial ainda está sendo analisada pelo Dataprev, e ao que tudo indica, os beneficiários vão poder consultar a situação a partir do dia 1º de abril. É só acessar a partir desta data, o Portal de Consultas do Dataprev, inserir o nome completo, CPF, nome da mãe e data de nascimento. Feito isso, o site informará se o beneficiário está ou não no grupo que será atendido.

O Ministério da Cidadania revelou também que haverá uma reavaliação mensal no banco de beneficiários, ou seja, é possível que uma pessoa receba apenas uma cota do benefício. Além disso, não haverá a oportunidade de pessoas entrarem no programa neste ano, já que não vai ter a opção de novos cadastros.

CRONOGRAMA DOS NOVOS PAGAMENTOS

Segundo o Ministro da Cidadania, João Roma, o cronograma dos novos pagamentos do Auxílio Emergencial vai ser divulgado nesta semana de forma detalhada.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, revelou na semana passada que o calendário foi formulado pela Caixa Econômica Federal (CEF), restando apenas o sinal positivo do governo federal para a divulgação oficial. Na nova fase, o benefício irá atender cerca de 45,6 milhões de pessoas.

Nem todo mundo que recebeu o auxílio em 2020 terá direito a nova leva de pagamentos este ano (Imagem: Reprodução)
Nem todo mundo que recebeu o auxílio em 2020 terá direito a nova leva de pagamentos este ano (Imagem: Reprodução)

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Bruno Silva

Bruno Silva é paraibano e atua na área como redator desde 2013, sempre trazendo notícias aos leitores com muita responsabilidade.