CONFIRA AGORA

“Aprovou”: Avanço do 14º salário do INSS cravado, paralisa a Jovem Pan e jornal da Record com virada aos 60+

03/07/2024 às 22h10

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Avanço do 14º salário do INSS cravado, paralisa a Jovem Pan e+ (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira nesta matéria tudo sobre o avanço no 14° salário do INSS agora em 2024 e as novidades cravadas na Jovem Pan e no jornal da Record com grande virada aos idosos com mais de 60 anos

O 14° salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi um dos assuntos mais comentados nos últimos anos. Todos os brasileiros estão na expectativa de receber o novo pagamento. E hoje, nesta matéria, iremos falar sobre a atual situação desse presentão que cairá no colo dos aposentados e pensionistas com novidades cravadas na Jovem Pan e em jornal da Record com virada aos 60+.

Bom, para quem não sabe, o 14º salário do INSS é a proposta do Projeto de Lei 4367/2020 que visa oferecer um abono anual, durante dois anos, aos aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social. Lembrando que a proposta surgiu no ano de 2020 durante a pandemia da Covid-19 e foi apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, em 2021 o projeto avançou e virou notícia em 2 jornais bastantes populares, aumentando ainda mais a expectativa. Na ocasião, a Jovem Pan News e o jornal da Record, o Record News, trouxeram atualizações importantes a respeito do 14° salário do INSS e animaram os aposentados e pensionistas, que estão ansiosos pelo benefício.

Jornal da Record e Jovem Pan News falaram sobre o avanço da proposta que prevê o 14° salário (Foto: Reprodução/ Internet)
Jornal da Record e Jovem Pan News falaram sobre o avanço da proposta que prevê o 14° salário (Foto: Reprodução/ Internet)

O que os jornais falaram?

“A comissão de finanças e tributação da Câmara dos deputados aprovou a proposta que assegura, excepcionalmente nos anos de 2020 e 2021, o pagamento em dobro do abono anual dos segurados e dependentes do INSS”, dizia a matéria da Jovem Pan News exibida no dia 26 de novembro de 2021.

Continua após o Veja Também

Veja também

“A Comissão da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (25) a proposta que assegura o pagamento em dobro do abono anual devido aos segurados e dependentes do INSS. O abono seria limitado ao valor de até dois salários mínimos, e as parcelas seriam pagas no mês de março dos anos de 2022 e 2023”, dizia a matéria do jornal da Record, exibida no dia 25 de novembro de 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na ocasião, a notícia sobre a aprovação do 14° salário na Comissão da Câmara dos Deputados trouxe muita esperança aos aposentados e pensionistas do INSS a respeito do pagamento. Entretanto, a última ação legislativa do PL, segundo o portal Previdenciarista, aconteceu em 2022 e até o momento não teve conclusão.

Declarações recentes do ministro da Previdência Social

Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, disse ao jornal ‘O Globo’, em março de 2023, que o 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS é de difícil execução, devido ao peso orçamentário. “O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo, porque senão o governo não aguenta”, declarou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, como já mencionamos, a última atualização sobre o 14° salário foi em 2022. Sendo assim, o projeto depende de votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Assim, o deputado Tiago Mitraud solicitou que haja mais duas comissões para a análise do projeto. O PL ainda depende de uma série de votações e burocracias até, talvez, receber a sanção do presidente Lula (PT).

Qual o valor do salário mínimo de 2025?

O salário mínimo previsto para 2025 tem alta de 2,6% além da inflação. A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) apresentada pelo governo ao Congresso Nacional propõe um aumento de 6,37% no valor do salário mínimo em 2025, dos atuais R$ 1.412 para R$ 1.502.

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

14° salário
INSS
Kelves Araújo

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.