Avenida Brasil Globo

Avenida Brasil, dez curiosidades sobre um dos maiores fenômenos exibida pela Globo que volta no Vale a Pena Ver de Novo

Abertura de Avenida Brasil (Foto: Reprodução)

Avenida Brasil volta na tarde dessa segunda-feira, 07 na tela da Globo e cheia de saudade e esperança de manter os bons índices de audiência que Por Amir vem consolidando no horário para a emissora.

Escrita por João Emanuel Carneiro, Avenida Brasil fez o índice de audiência “estourar” nas noites da Globo, exibida originariamente entre março à outubro de 2012, a novela marcou o público com uma trilha sonora popular, elenco afiado e principalmente uma história eletrizante. Vamos agora a 10 curiosidades que marcou esse fenômeno dos últimos anos:

1- Foi a novela em que Murilo Benício e Débora Falabella se conheceram e iniciaram um lindo romance. O casal ficou junto por mais de sete anos, casaram e fizeram inúmeros trabalhos juntos entre eles: Nada Será Como Antes e Se Eu Fechar Meus Olhos Agora. Atualmente Murilo está namorando a autora Manuela Dias que inclusive escreve a próxima novela que trará Murilo para a tela da Globo, ao lado de seu filho, Antônio. Débora continua solteira.

2- Também foi a novela em que Débora Nascimento e José Loreto se conheceram, na época os dois tinham outros romances, mas a rotina das cenas acabou aproximando os dois. Débora e José terminaram a relação a base de muita polêmica sete anos após os trabalhos em Avenida Brasil. Atualmente o casal legaliza a separação e tentam um convivência em harmonia para criar a filha Bella de 1 ano.

2- Avenida Brasil é a terceira novela na sequência exibida pelo Vale à Pena Ver de Novo que traz no elenco a atriz, Carolina Ferraz. Ela esteve presente também nas reexibições de Belissima e Por Amor. A atriz foi desligada da Globo em 2017 após 25 anos de emissora e resolveu processar a empresa pedindo uma idenização milionária. O processo corre em segredo de justiça. Em Avenida Brasil, Carolina faz uma das esposas de Candinho ( Alexandre Borges).

Carolina Ferraz aparece pela terceira vez consecutiva na tarde da Globo em Avenida Brasil (Imagem:divulgação)
Carolina Ferraz aparece pela terceira vez consecutiva na tarde da Globo em Avenida Brasil (Imagem:divulgação)

3- A novela foi o primeiro grande fenômeno nas redes sociais. Com trilha sonora animada, e frases de efeitos ditas principalmente pela personagem Carminha, Avenida Brasil arrebatou os internautas que não cansaram em produzir memes com os títulos: “Me serve Vadia!”, “É tudo culpa da Rita”. Os telespectadores também produziram suas fotos como se tivessem sido congelados ao final do capítulo.

4- A novela foi responsável por adiar um comício que a então presidente Dilma faria em apoio ao candidato Fernando Haddad, que disputava a vaga para a prefeitura de São Paulo. Dilma e o PT acharam melhor não disputar o horário com o último capítulo da trama da Globo e mudaram a data para o evento político.

5- Avenida Brasil é uma das novelas mais exportadas da Globo. A produção entrou no ranking de produtos mais vendidos para o mercado externo pela emissora. Até 2016 foram mais de 132 países que adquiriram a trama.

Rita (Mel Maia) em cena de Avenida Brasil (Foto: Globo/João Miguel Junior)
Rita (Mel Maia) em cena de Avenida Brasil (Foto: Globo/João Miguel Junior)

6- Na Argentina, Avenida Brasil bateu todos os recordes de audiência. Exibida pela Telefé, a novela teve seu último capítulos exibida em um estádio que reuniu mais de seis mil pessoas. Parte do elenco compareceu ao vento e chegaram a festa de Limousine, com direito a tapete vermelho.

7- Também foi em Avenida Brasil que o galã Cauã Reymond teve seu primeiro encontro artístico com a atriz Isis Valverde. Depois de dois anos os atores se encontrar em outro sucesso, “Amore Roubados”. Pessoas ligadas aos bastidores dizem que Cauã e Isis tiveram um romance real durante as filmagens. Na época o galã era casado com a atriz Grazi Massafera. Depois de algum tempo o casal anunciou o divórcio. E o romance entre Isis e Cauã nunca foi esclarecido. Atualmente Cauã é casado com a modelo Mariana Goldfarb. Isis Valverde é casada com o empresário, André Resende e é mãe de Rael.

Cauã Reymond interpretou o Jorginho em Avenida Brasil (Foto: Estevam Avelar/Globo)
Cauã Reymond interpretou o Jorginho em Avenida Brasil (Foto: Estevam Avelar/Globo)

8- José de Abreu que deu vida ao personagem Nilo em Avenida Brasil criou a icônica risada “hi-hi-hi” para mostrar o trabalho de caracterização que levava horas para ser realizado e incluía uma tinta especial para deixar os dentes amarelados. O ator foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte, A APCA  como melhor ator coadjuvante.

9- As primeiras novelas de Mel Maia que ganhou destaque na cena em que é abandonada no lixão. Atualmente a atriz está com 15 anos e recentemente assumiu o romance com o jovem jogador João Pedro que atua pelo Fluminense.

10- Avenida Brasil ganhou diversos prêmios como, Grande Prêmio da Crítica de 2012, e Também o Troféu Imprensa. Que ainda premiou Adriana Esteves como melhor atriz e Murilo Benício como melhor ator.

Carminha (Adriana Esteves), Nina (Débora Falabella) e Jorginho (Cauã Reymond) em "Avenida Brasil" (Foto: Globo/Renato Rocha Miranda)
Carminha (Adriana Esteves), Nina (Débora Falabella) e Jorginho (Cauã Reymond) em “Avenida Brasil”
(Foto: Globo/Renato Rocha Miranda)

TV Foco no Youtube

Podcast TV Foco

Sobre o autor

Mozuka Braga

Formado em Publicidade, Rádio e TV e Teatro é um apaixonado pelo mundo do entretenimento, principalmente séries e novelas. Em 2016 também concluiu sua pós em Produção Executiva e Gestão de TV pela FMU.

ANÚNCIO

Conheça nosso Podcast

ANÚNCIO