Aviso do INSS hoje 9/6 comunica liberação extraordinária de extra a idosos
09/06/2025 às 7h50

Liberação extraordinária pelo INSS surpreende e beneficia diretamente os idosos que aguardavam definição oficial
O INSS liberou de forma extraordinária uma iniciativa que pegou muitos de surpresa e trouxe alívio imediato aos idosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida rompeu o impasse que travava a concessão e reacendeu o debate sobre a celeridade dos processos previdenciários no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em previdência e das informações divulgadas nas redes sociais do INSS, detalha agora sobre parceria da instituição e do Correios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicado do INSS
Meio milhão de aposentados, aposentadas e pensionistas do INSS já compareceram, até 6 de junho de 2025, a uma das mais de 5 mil agências dos Correios para consultar, contestar e acompanhar, sem custo, descontos indevidos em seus benefícios.

A iniciativa começou em 30 de maio de 2025, prazo a partir do qual beneficiários com dificuldades de acesso a canais digitais passaram a contar com atendimento presencial nas unidades dos Correios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a parceria entre o INSS e os Correios estabelece um fluxo humano e seguro, com funcionários treinados e protocolos que respeitam a LGPD, reforçando o caráter institucional e público do serviço.
O atendimento cobre várias etapas do processo relacionado aos descontos indevidos, garantindo apoio completo ao beneficiário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nas agências, os segurados podem:
- Consultar se houve algum desconto no benefício
- Contestar descontos não autorizados
- Confirmar se algum desconto foi previamente aprovado
- Acompanhar a conclusão da contestação (em até 15 dias úteis)
- Analisar documentos enviados por associações
- Receber protocolo de atendimento para prosseguir pelo 135 ou pelo Meu INSS.

Beneficiados
Até 3 de junho, mais de 300 mil pessoas compareceram pessoalmente aos Correios, enquanto quase 2,5 milhões usaram os canais digitais (aplicativo, site ou telefone) para requerer devoluções – entre eles, cerca de 60 mil confirmaram débitos.
O atendimento presencial dá prioridade a quem enfrenta barreiras digitais, especialmente moradores de localidades sem agências próprias do INSS. Assim, aproveitando a estrutura da estatal postal presente em mais de 5 mil municípios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como acessar o Meu INSS?
Para acessar o Meu INSS, basta entrar no site meu.inss.gov.br ou abrir o aplicativo disponível na Google Play Store ou Apple App Store.
Em seguida, clique em “Entrar com gov.br” e faça login utilizando seu CPF e senha cadastrada. Se não tiver cadastro, crie uma conta no portal.

CONCLUSÃO
Por fim, a mobilização atendeu meio milhão de beneficiários e somou esforços entre INSS e Correios para proteger a Previdência. Além disso, promover cidadania e fortalecer o compromisso do Governo Federal com o atendimento humanizado.
Contudo, conclui-se que a iniciativa amplia efetivamente o controle social sobre os benefícios, promove justiça previdenciária e reforça a presença do Estado no combate a descontos indevidos.
Veja também matéria especial sobre: Aposentadoria feminina no INSS tem novas exigências que todas precisam saber em 2025.
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu