Big Brother Brasil 20 - últimas notícias - TV Foco

Queridinho do público, Babu pode perder o BBB20 para Manu por interferência decisiva em votação

Babu e Manu são os favoritos a vencer o BBB20. (Foto: Montagem/Reprodução)
Babu e Manu são os favoritos a vencer o BBB20. (Foto: Montagem/Reprodução)

Babu teria maior preferência do público, mas Manu pode levar vantagem no BBB20 por ter fã-clube mais forte e que interferiria diretamente na votação

É recorrente a discussão em torno do método de votação de realities que permitem que o público participe quantas vezes quiser, especialmente o BBB. Muita gente questiona a interferência de fã clubes e de o resultado final nem sempre refletir a opinião da maioria dos telespectadores. E isso se torna uma discussão fundamental no BBB20.

Recentemente, surgiu um debate nas redes sociais, em que muitos já colocam Babu e Manu Gavassi como os dois principais favoritos a vencer o programa. Por mais que haja a clara impressão de que o ator possui a maior torcida entre o público comum, chegando a mobilizar jogadores e torcedores de futebol, que não costumam acompanhar o reality, há quem aposte que a cantora deve vencer a atual temporada do reality por um motivo: seu “fandom” (fã-clube).

+ Famoso ator americano pede saída de Gizelly do BBB20 e leva público à loucura

A discussão em torno do método ilimitado de votos nos paredões envolve justamente esses “fandoms”, que podem interferir diretamente no resultado. Acontece que o público comum, também chamado de “público do sofá”, geralmente formado por espectadores mais velhos, que não são tão engajados com a tecnologia e redes sociais, não costumam ter o mesmo tempo, empenho e disposição dos fã-clubes, que chegam a passar horas votando e até utilizando bots (aplicações robóticas que votam de forma automática ou simplificada).

Portanto, a lógica é a de que o número de votos dos “fandoms” iria sobrepor o do público comum, mesmo que esse último estivesse em maioria, tornando o resultado final “injusto”. Para os internautas que provocaram esse debate, Manu tem um fã-clube mais forte, contando com pessoas mais jovens e já acostumadas a participarem desse tipo de votação, diferentemente de Babu.

Boninho é diretor do BBB. (Foto: Reprodução)
Boninho é diretor do BBB. (Foto: Reprodução)

O QUE DIZ BONINHO

Em 2016, Boninho, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, foi questionado sobre essa suposta interferência decisiva de fã-clubes nas votações do BBB, e negou que isso ocorra, alegando que o público comum ainda sobrepõe os “fandoms”. “Não há fã-clube que resista, há uma multidão assistindo. Quando o programa pega bem, como neste ano [em 2016], é incontrolável o ódio ou amor das pessoas por ele. As torcidas são válidas, mas há mais gente controlando isso”, disse o diretor.

Na ocasião, o diretor foi perguntado sobre o BBB14, que gerou muita controvérsia justamente pelas teorias de interferência de fã-clubes na vitória de Vanessa Mesquita, que formou um casal polêmico com Clara Aguilar, mas que tinha um “fandom” forte nas redes sociais.

“A Vanessa ganhou não foi pelo movimento das Clanessas [torcida organizada]. Foi também por esse movimento, o que é muito diferente. Na minha cabeça, o que a gente dá é diversão, não é eleição presidencial”, afirmou o “Big Boss”, sem explicar a teoria de que mesmo os fã-clubes sendo minoria, eles ainda podem interferir nos resultados por se empenharem mais nas votações, o que “anularia” os votos do público comum.

PAREDÃO MANU X PRIOR

Um dos prenúncios da vitória e da força de Manu Gavassi no BBB20 seria justamente o paredão histórico protagonizado por ela e Felipe Prior. Havia a sensação de que o arquiteto realmente tinha uma torcida maior, assim com a de Babu, com muitos dando sua permanência como certa, mas ele acabou deixando o programa com 56% dos mais de 1,5 bilhão de votos, recorde histórico.

A Globo utilizaria o método de votos ilimitados com a intenção de deixar o público mais engajado na web e aumentar o número de acessos do seu site oficial. No fim das contas, no entanto, a discussão em torno da justiça dos resultados se prolonga cada vez mais, e realmente faz acreditar que nem sempre eles refletirão a opinião da maioria dos telespectadores.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Renan Santos

Atuando também como roteirista de TV e cinema, Renan é redator e colunista do TV FOCO desde 2014, noticiando e criticando o mirabolante e imprevisível universo televisivo e dos famosos.