PROIBIÇÃO!

Bactéria FATAL e pulmões parando: A proibição da Anvisa contra 3 marcas de amendoim, sorvete e +1 popular

14/06/2024 às 17h00

Por: Sophia Gonçalves Villanueva
Imagem PreCarregada
3 proibições da Anvisa (Foto: Reprodução/Internet)

A proibição da Anvisa contra 3 marcas populares dos mercados

Na tarde desta sexta-feira (14), o TV Foco relembra e também traz mais informações sobre 3 proibições da Anvisa contra marcas de amendoim, sorvete e até um salgadinho bem popular entre os jovens.

A primeira proibição da Anvisa que vamos falar agora, é sobre o Amendoim Japonês da marca Canaã, e o motivo é se deve ao fato da ausência de advertência quanto a presença de soja e trigo na rotulagem do produto, segundo informações do site de Consultas Anvisa do Governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso, a situação acabou infringindo o artigo 10, inciso IX do art. 11 e art. 21 do Decreto-Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969; Inciso I do Art. 4, Art. 13 e Anexo III da RDC nº 727, de 1° de julho de 2022; tendo em vista o inciso XV, art. 7º da Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999 e art. 9º da Resolução da Diretoria Colegiada-RDC nº 655, de 24 de março de 2022.

Vale destacar que a ausência dessa informação pode ser fatal para algumas das pessoas que são alérgicas à soja e ao trigo. O fato aconteceu no dia 5 de dezembro de 2023, e a empresa não se manifestou sobre o caso.

Continua após o Veja Também

Veja também

Amendoim (Foto: Reprodução/Internet)
Amendoim (Foto: Reprodução/Internet)

MAIS SOBRE O ASSUNTO

Infelizmente, além do amendoim, um salgadinho bem popular também teve que ser retirado dos mercados às pressas no dia 16 de maio de 2023, segundo informações do site ‘Vigilância Sanitária SC’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O motivo? Ainda de acordo com o mesmo site, os lotes do Salgadinho de Milho com Queijo, da marca Pop Corners White Cheddar, não continham advertências em língua portuguesa sobre a presença de leite e lactose, o que assim como o amendoim, represente um risco às pessoas alérgicas, podendo levar à intoxicação ou até mesmo a internação hospitalar.

De acordo com informações do site ‘Correio de Minas’, a empresa também não se manifestou sobre os assunto, mas a ordem já foi comprida e os produtos seguem sendo vendidos normalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Salgadinho popular (Foto: Reprodução/Internet)
Salgadinho popular (Foto: Reprodução/Internet)

QUAL O SORVETE QUE FOI PROIBIDO PELA ANVISA?

O sorvete que teve lote proibido pela Anvisa, foi do picolé sabor chiclete, da marca D’Cremosinho, fabricado pela empresa MD Indústria e Comércio de Sorvete Ltda.

Segundo informações do site ‘Vigilância Sanitária SC’, essa medida foi tomada após a empresa anunciar o recolhimento voluntário por conta da contaminação por enterobacteriaceae.

E no caso, para quem não sabe, as enterobactérias são causas comuns de pneumonia associada à ventilação mecânica, que podem ser causas de pneumonia nosocomial em pacientes fora de ventilação mecânica.

Sorvete D'Cremosinho (Foto: Reprodução/Internet)
Sorvete D’Cremosinho (Foto: Reprodução/Internet)

🚨 Carlos Alberto expõe afastamento de Silvio Santos + Davi vive novo inferno + Desfecho de Tralli na Globo    

Anvisa
Sophia Gonçalves Villanueva

Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.