PROIBIÇÃO!

Bactéria mortal: O decreto da ANVISA contra 5 marcas de leite e retirada dos mercados após contaminação

01/06/2024 às 18h15

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Anvisa decretou a retirada de 5 marcas de leite dos mercados - Foto: Internet

O órgão cravou a proibição das marcas de leite pelo grave risco à saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sem sombra de dúvidas, é um dos principais órgãos no que se refere a qualidade dos produtos. Dessa vez, por exemplo, vamos falar sobre a proibição de venda e retirada dos mercados de 5 marcas de leite.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Vale dizer que, o leite é um dos produtos mais consumidos pelos brasileiros e fundamental para o desenvolvimento de um bebê. Justamente por isso, o cuidado acaba sendo maior com as fabricantes.

E por falar nisso, algumas marcas voltadas para às crianças tiveram problemas com o produto, tendo que ser barradas o mais rápido possível pelo órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

O leite é fundamental para os bebês (Reprodução: Internet)
O leite é fundamental para os bebês (Reprodução: Internet)

É importante destacar que os produtos que não são 100% leite, possuem dentro de suas formulações o leite, já que são produzidos com o público alvo sendo crianças e bebês. De acordo com informações do jornal ‘O Globo’, a ANVISA entrou em cena e ordenou a retirada dos supermercados de 5 marcas de produtos infantis em pó. Confira a seguir:

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


  • Human Milk Fortifier
  • Similac PM 60/40
  • Similac
  • Alimentum
  • EleCare da empresa Abbott Nutrition

Todos esses produtos são fabricados na cidade de Sturgis, nos Estados Unidos. É importante dizer ainda que, a medida da Anvisa foi parte de um alerta internacional após a abertura de uma investigação de quatro internações de bebês com menos de seis meses, e um óbito, após terem consumido as fórmulas.

Veja também

A Similac foi uma das marcas afetadas (Reprodução: Ebay)
A Similac foi uma das marcas afetadas (Reprodução: Ebay)

Em inspeção da fábrica de Sturgis, que terminou no no dia (18) de fevereiro de 2023, foi identificada uma bactéria nociva em superfícies de áreas de produção das fórmulas infantis em pó. Assim, o produto precisou ser retirado de circulação e arrancado das prateleiras.

Diante da situação, a empresa tratou de emitir um comunicado a respeito do caso, expondo que nenhum dos lotes afetados chegaram ao Brasil, tranquilizando os clientes.

“Na Abbott, a saúde e a segurança de nossos consumidores é uma prioridade. Assim, nenhum produto nutricional da Abbott vendido no Brasil está afetado por este recolhimento. Nossos produtos são seguros, sinta-se confiante para utilizá-los”, garantiu a empresa na nota exposta pela CNN.

As investigações da agência reguladora dos Estados Unidos, a Food and Drugs Administration (FDA), alegaram que, alguns lotes dos leites Human Milk Fortiffier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare, estavam contaminados pela Cronobacter Sakazakii que, por sua vez, pode causar meningite, enterocolite necrosante, septicemia, infecções sanguíneas e também no sistema nervoso central.

Similac é uma das marcas que foi atingida pela bactéria, na época (Reprodução: Internet)
Similac é uma das marcas que foi atingida pela bactéria, na época (Reprodução: Internet)

Atualmente, as 5 marcas de leite seguem com suas atividades normais, após regularizar a situação cravada pelo órgão regulador.

O que é a Anvisa e qual a sua função?

A Agência desempenha um papel fundamental na regulamentação e garantia da segurança dos alimentos e outra variedade de produtos que chegam aos brasileiros.

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.